A BR Distribuidora (BRDT3) realizou na manhã dessa quinta-feira, 19 de agosto, um evento online para divulgar a nova estratégia de comunicação e marketing da companhia, uma nova identidade e uma nova marca corporativa. Esse lançamento se dá após a conclusão do processo de privatização da empresa que iniciou há 2 anos.

A partir de agora, portanto, a BR Distribuidora passa a ser a Vibra Energia e passa a ser divulgada por meio da logomarca VIBRA, que por sua vez é representada por um pulso juntando as letras V - I - A, que estão em torno do tradicional BR.

Durante o evento de lançamento, o Presidente da BR Distribuidora, Wilson Ferreira Jr., e o Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Marketing da companhia, Leonardo Burgos, destacaram que a nova marca e identidade refletem um novo momento vivido pela empresa. "É uma empresa diferente, que vive um nova realidade nos últimos anos", disse Burgos. Mas "a Vibra também marca o início de uma nova jornada da nossa companhia", complementou Ferreira Jr.

Olhando para o futuro

O evento de lançamento destacou que esse novo nome reflete também uma nova cultura corporativa, ressignificada, que está olhando para o futuro, para novos negócios, para novos caminhos energéticos, pensando no digital, mas sem esquecer a história e as transformações pelas quais a companhia já passou, pois fazem parte dela.

"A Vibra Energia tem como orientadores de sua nova marca: orientação ao cliente; confiança que conecta; parcerias genuínas; e evolução constante. O nome e design referem-se ao movimento constante, necessário para impulsionar pessoas e negócios, sem abrir mão de remeter a um Brasil que faz, realiza e vai além", explicou a empresa.

"A Vibra Energia passa por um processo de transformação organizacional e cultural baseada em quatro pilares que refletem a visão aspiracional da nova empresa: uma visão de negócio que tem compromisso com seus clientes e busca a excelência em tudo o que faz; um relacionamento com os diferentes públicos baseado em flexibilidade e empatia; os diferenciais de proximidade e conveniência na relação com os clientes; e finalmente uma visão de futuro alicerçada em agilidade e inovação", divulgou também.

A presidência da empresa destacou ainda que a mudança já vai começar a ser vista nas unidades da empresa a partir de hoje, por meio de novos crachás, novos uniformes e kits de boas-vindas à nova marca que serão distribuídos aos mais de 3 mil colaboradores.

Além disso, a partir da noite de hoje também começa a ser rodada em diversos canais de televisão a campanha de lançamento e divulgação da Vibra Energia, que apresentará esse novo momento da empresa aos brasileiros.

Sem perder a brasilidade

Apesar de querer refletir esse novo momento vivido pela empresa a companhia destacou que não quis perder uma de suas principais características que é a "brasilidade", como definido pela própria direção.

Por isso, as cores da marca continuam sendo as da bandeira do Brasil, ou seja, tons de verde e amarelo que já estavam presentes, mas agora também o azul, que vem com bastante força.

Além disso na propaganda que começa a circular na TV e na internet, a empresa destaca que o "vibrar" e o "pulsar" são coisas muito características dos brasileiros.

Veja abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Rede de postos BR não vai mudar

Segundo a agora Vibra Energia, nos postos a marca não vai mudar. A rede de postos BR, que conta com 8,3 mil postos de combustíveis, seguirá sendo licenciada da Petrobras e por isso, sua identidade visual permanecerá a mesma.

Na aviação, onde a Vibra Energia atua com a comercialização de produtos e serviços de aviação em aeroportos do país para as companhias aéreas nacionais e estrangeiras, também não haverá mudanças.

A privatização da BR Distribuidora

O processo de privatização da BR Distribuidora iniciou há cerca de dois anos quando a Petrobras vendeu a maior parte das ações da companhia que ela detinha, permanecendo com apenas 37,5% delas.

Mais recentemente, em junho de 2021, porém, a Petrobras anunciou que iria se desfazer do restante das ações, iniciando um período de reserva de 36.875.000 ações ordinárias da BR Distribuidora, que durou entre os dias 24 e 29 de junho. No dia 30 de junho de 2021, foi encerrado o processo de venda de suas ações remanescentes.

Já abertura de negociação dessas ações na B3 se deu no dia 2 de julho de 2021. Atuaram como coordenadoras da aferta o Bank of America, o Citi, o Goldman Sachs, o Itaú BBA, o JP Morgan e a XP.

No documento divulgado pela Petrobrás no dia 30 de junho, ela declarou que "esta operação visa à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da Petrobras e está alinhada ao seu posicionamento estratégico de sair dos negócios de distribuição e focar seus investimentos em refino de classe mundial e em ativos de produção e exploração em águas profundas e ultra profundas, onde a companhia tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos".

Quando a Petrobras se desfez do controle da empresa em 2019, ela vendeu uma participação de 30% por R$ 9,6 bilhões. A fatia vendida em 2021, por sua vez, correspondeu a R$ 11,69 bilhões, com base no valor de mercado corrente.

Veja na íntegra o prospecto divulgado pela Petrobrás.

Para muitos especialistas a venda foi considerada positiva para a BR Distribuídora também. Sem ter a estatal como sócia ela poderia receber mais investimentos privados e seguir copetitiva no mercado.

Conforme o último boletim de abastecimento, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a BR possui cerca de 23% de participação, seguida de perto da Raízen (20,5%) e da Ipiranga (19,3%).

Sobre a BR Distribuidora

A Petrobras Distribuidora é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e uma ex-subsidiária da Petrobras que teve seu controle vendido em julho de 2019.

Fundada no dia 12 de novembro de 1971, atua principalmente no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis derivados de petróleo, como óleo diesel, gasolina, QAV (querosene de aviação); biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel; além de lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos.

Está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 8 mil postos de serviços atualmente. Segundo a revista Exame, é a segunda maior empresa brasileira em faturamento.

Atualmente, a Petrobras Distribuidora é a maior empresa do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, tendo como suas principais concorrentes a Ipiranga e a Raízen (joint venture formada entre a Shell e a Cosan).