No último dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o banco vai reduzir em até 45%, as taxas de juros para o crédito a pequenas e micro empresas e empreendedores individuais (MEIs) que tiverem mulheres como donas.

Em suma, os descontos devem valer para as operações contratadas durante o mês de março. "Nas médias empresas, a redução também valerá para quando as mulheres são executivas. Meritocraticamente, a Caixa vai reduzir as taxas de juros quanto maior for o número de diretoras", afirmou Guimarães.

De acordo com o presidente da Caixa, no cartão Caixa Mulher também haverá uma diminuição de 37% na taxa de juros. Além disso, Guimarães expõe que "Também temos até 65% de desconto em diversas modalidades de seguros para as mulheres".

Quais as condições para ter acesso aos descontos para mulheres empreendedoras?

De acordo com a Caixa, durante o mês de março, as operações de capital de giro para MEIs e micro e pequenas empresas, que possuem mulheres como sócias majoritárias, terão juros a partir de 1,63% ao mês. Além disso, o banco dará até 36 meses para pagar, bem como até 12 meses de carência.

Enquanto isso, a linha de capital de giro Crédito Especial Empresa também terá taxas especiais durante o mês de março. As mesmas serão partir de 1,44% ao mês, com prazo de até 24 meses para pagar.

Já para as grandes empresas, o capital de giro pode ser contratado durante o mês de março, pelo valor mínimo de R$ 1 milhão em até 48 meses. No que diz respeito à taxa, a mesma é a partir de CDI + 0,16% ao mês e carência de até 12 meses, durante toda a vigência do contrato.

Ademais, as sócias majoritárias ou dirigentes mulheres de grandes empresas tem acesso a mais uma linha de crédito para investimento. O valor mínimo do mesmo é de R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até 60 meses e carência de até 12 meses. Por fim, este crédito tem taxas a partir de CDI + 0,15% ao mês, durante toda a vigência do contrato.

Esse crédito possui taxas a partir de CDI + 0,15% ao mês, durante toda a vigência do contrato.