Você já ouviu falar na calculadora do cidadão? Em suma, ela é uma ferramenta interativa que permite a realização de cálculos financeiros simples. Dessa forma, o cidadão tem ajuda nas suas necessidades financeiras cotidianas. A ferramenta está disponível na página do Banco Central. Confira abaixo, todos os detalhes sobre esse produto.

Calculadora do Cidadão: conheça essa ferramenta do Banco Central

O aplicativo simula as operações do dia a dia financeiro, por meio de informações fornecidas pelo usuário. O cálculo pode ser usado apenas como uma referência para as situações reais, e não como valores oficiais.

Sendo assim, o resultado do cálculo obtido através da Calculadora pode ser distinto do feito pelas instituições financeiras nas contratações de suas operações de crédito. Ou ainda, de aplicações financeiras. Isso acontece porque os cálculos da ferramenta são feitos por meio de informações fornecidas pelo usuário, e podem existir custos não considerados nas simulações da Calculadora.

Assim, a Calculadora é um instrumento que ajuda o cidadão e os valores calculados são apenas indicativos. Ou seja, os cálculos devem ser considerados apenas como uma referência para situações reais, e não como valores oficiais.

Qual a metodologia, e o que é possível calcular?

Para fazer os cálculos, a Calculadora usa a metodologia de juros compostos. Sendo assim, segue a prática universal dos sistemas financeiros, nas operações de crédito, na remuneração de aplicações, e na correção monetária.

Por meio da calculadora, é possível fazer cálculos relativos a:

  • Aplicações com depósitos regulares: leva em conta aplicações mensais, e de mesmo valor, que levam em conta uma certa taxa de juros. Assim, a calculadora obtém o valor ao final do número de meses;
  • Financiamento com prestações fixas: se tratam dos pagamentos mensais e de mesmo valor, que levam em conta uma certa taxa de juros. Assim, liquidam um valor financiado após o número de meses;
  • Valor futuro de capital: é a situação em que um valor atual se projeto no futuro. Para isso, considera uma certa taxa de juros, e obtém o valor ao fim do número de meses;
  • Correção de valores: é possível atualizar uma quantia, usando a remuneração da poupança, o índice de inflação, a taxa Selic, entre outras.

Ficou interessado? Para ter acesso a essa ferramenta, basta acessar a página do Banco Central. Ou ainda, baixar o app na App Store ou no Google Play. Por fim, para computadores não existe uma versão disponível pra instalação. Entretanto, é possível usar a versão online.