Realizar compras online é uma prática que tem se tornado muito comum entre os brasileiros. De acordo com um levantamento do CupomValido, as vendas online aumentaram 22% neste ano, em relação a 2021. Entretanto, assim como a internet é uma alternativa de economia, também pode ser um lugar em que há muitos golpes online. Diante disso, você sabe, por exemplo, diferenciar um site verdadeiro de um falso?

Mesmo que não pareça, essa fraude é muito comum. Em geral, o bandido coloca um site no ar praticamente igual ao de uma empresa verdadeira, e manda uma oferta aparentemente vantajosa ao consumidor. Com isso, a vítima faz a compra, mas nunca recebe o produto. E ao entrar em contato com o e-commerce verdadeiro da loja, ele descobre que não há nenhum pedido no seu nome.

Diante disso, vamos te explicar abaixo, como identificar se um site é verdadeiro ou não. Dessa forma, você vai conseguir diferenciar, e assim, evitar ter prejuízo com golpes.

Por que os golpistas criam sites falsos?

A meta do site falso é fazer com que o consumidor realize uma compra para conseguir os dados do consumidor. Em geral, os golpes levam a pessoa a preencher os seus dados se passando por uma instituição ou empresa conhecida - chamados de phishing.

Quando cai nessa página falsa de compra, o cliente precisa preencher um formulário que pede as suas informações pessoais. Como por exemplo: o nome completo, CPF, endereço, dados para pagamento (número do cartão de crédito), entre outros.

A partir disso, os golpistas conseguem o valor da compra e acabam tendo acesso a todos os seus dados para usar em outras fraudes. Ou ainda, o bandido vende os seus dados no mercado ilegal. Inclusive, o golpista pode solicitar empréstimos e financiamentos no seu nome.

Há ainda, os casos em que o site falso instala programas espiões no computador da pessoa. A partir disso, o golpista tem acesso total à máquina da vítima, e podem inclusive, sequestrar dados, e solicitar um resgate para devolver os mesmos.

Como funciona o golpe do site falso?

Para atrair as vítimas, os golpistas criam ofertas falsas e imperdíveis. Em suma, essas ofertas podem estar disponíveis em forma de anúncio nas redes sociais, ou em uma mensagem de WhatsApp, por exemplo.

O link disponível no anúncio direciona o usuário ao site falso. Inclusive, é importante dizer que em datas importantes, como Páscoa, Natal e Black Friday, os golpes costumam aumentar.

Como descobrir se um site é falso?

Para saber se um site é falso, há várias formas de conferir a autenticidade da página. Abaixo, veja as principais dicas:

1. Analise a qualidade do site

Em geral, muitos sites falsos são muito parecidos com o original, porém com um design e aparência um pouco pior, como ocorre com os produtos verdadeiros e piratas.

Sendo assim, imagens de baixa qualidade e palavras com erro de português são indícios de que algo está errado.

Além disso, observe o tom dos textos. Luzes piscando, e ofertas muito inclusivas e sensacionalistas são um sinal de alerta.

2. Confira se a conexão é segura

Nos sites que você acessa, geralmente aparece o ícone de um pequeno cadeado ao lado do endereço do site. Em suma, esse símbolo aponta que você está em uma conexão segura.

Caso o site não seja seguro, vai aparecer um triângulo vermelho com um ponto de exclamação no centro. É importante citar que estar em uma conexão segura não garante a autenticidade do site. Porém, o fato de você não estar em uma conexão segura é um indício muito preocupante.

3. Confira o nome do domínio

O site falso sempre terá um domínio parecido com o verdadeiro. Em geral, a maioria dos sites de compra utiliza os domínios .com ou .com.br. Caso a URL termine com .org ou .net, já é um sinal de problema.

Além disso, observe a grafia do domínio. Muitos sites falsos usam uma URL muito igual ao site original, trocando somente uma letra, mudança que muitas vezes não é percebida pela maioria das pessoas.

Sendo assim, prefira sempre digitar o endereço do site no navegador, ao invés de clicar em qualquer link que você tenha recebido via mensagem, e-mail ou WhatsApp.

4. Desconfie se a oferta oferece vantagens demais

Sim. Você pode achar ótimos negócios em sites de confiança. Entretanto, se a oferta é boa demais, desconfie. Em geral, o golpista usa esse tipo de tática para atrair os consumidores. Ao constatar a super "vantagem", os clientes correm para não perder a promo.

5. Faça uma pesquisa na internet

Antes de fechar qualquer negócio, busque o nome da empresa na internet, e veja se há alguma informação sobre fraudes que envolvem o mesmo. Além disso, busque o nome da empresa em sites de reclamações de consumidores, como o Reclame Aqui.

6. Analise a transparência do domínio

O Google conta com uma ferramenta que possibilita ver a transparência de certos domínios. Sendo assim, acesse a página Navegação Segura e digite, no campo de verificação de status, a URL que quer analisar. A plataforma mostrará se há algum conteúdo perigoso na página analisada.

7. Confira as redes sociais da empresa

Em geral, as redes sociais de uma empresas falam muito sobre elas. Ainda mais, em sites de compra. É muito comum que o público interaja com as publicações, tirando dúvidas, e até mesmo fazendo reclamações.

Caso não hajam comentários, ou apenas elogios, desconfie. É dito isso, pois a empresa pode estar apagando as reclamações.