Os fundos imobiliários (também conhecido pela sua sigla FIIs) são um tipo de aplicação para quem deseja investir no mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel. Esse tipo de investimento também gera renda passiva, ou seja, quem compra as cotas de um FII recebe parte do lucro, mensalmente em boa parte dos casos.

Em outras palavras, é como se os locatários estivessem pagando um tipo de "aluguel" para o investidor. E a melhor parte é que é possível investir com pouco dinheiro. No Nubank, a opção ainda está em fase de testes e apenas um grupo de clientes tem acesso. Mas a intenção da fintech é que em pouco tempo, a liberação comece para mais pessoas.

Então, confira abaixo como esse investimento funciona e como investir em FIIs pelo Nubank.

O que são fundos imobiliários?

Os FIIs funcionam de forma semelhante aos outros fundos de investimentos. O que difere é que seu foco está totalmente no setor imobiliário. Quando se investe em fundos imobiliários, o investidor está comprando pedacinhos de um FII, que são conhecidos como cotas.

Quando se compra cotas de FIIs, o investidor se torna "dono" de uma parte de todos os imóveis que fazem parte daquele fundo e recebe "aluguéis" como lucro. Nesse sentido é que os fundos imobiliários são, na maioria das vezes, uma boa opção para quem deseja viver de renda sem se preocupar em adquirir ou manter um imóvel físico.

Quem cuida dos investimentos dos FIIs?

É o gestor dos FIIs que irá decidir onde o dinheiro dos investidores será aplicado. Ele analisa diariamente como está o mercado financeiro, o setor imobiliário, quais as regiões e quais imóveis são favoráveis para aplicar e onde o patrimônio do fundo será alocado.

Normalmente, o gestor utiliza o valor dos investimentos dos FIIs para construir ou comprar novos imóveis, os quais serão locados ou arrendados, ou também para aplicar em títulos que tenham ligação com o setor imobiliário, como LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliário).

Após, os ganhos são divididos entre os investidores (ou cotistas), proporcionalmente. Portanto, quanto maior for o investimento em FIIs, maior será o lucro.

Como investir em FIIs pelo Nubank?

Confira o passo a passo de como realizar seu investimento em fundos imobiliários pelo app do Nubank:

  • Vá para a parte de "investimentos" no app do Nubank;
  • Caso não tenha preenchido o questionário, o app irá direcionar para o teste de perfil de investidor. Clique em "continuar" e responda as perguntas;
  • Após, clique em "Começar a investir";
  • Depois, clique na opção "Bolsa de Valores". Agora, é preciso criar sua conta na NuInvest, caso ainda não tenha;
  • Clique em "Fundos Imobiliários" na aba "Bolsa de Valores". Escolha qual ativo deseja investir;
  • Na próxima tela aparecerá o FII escolhido com as informações necessárias, como o preço da cota, o tipo de fundo e o setor em que ele atua;
  • Clique em "Comprar" e, após, digite o valor que deseja investir;
  • Confira se todas as informações estão corretas e clique em "Comprar" para finalizar o investimento;
  • Coloque sua Assinatura Eletrônica.

Agora, sua ordem de compra será enviada para a B3 (Bolsa de Valores brasileira). Em alguns segundos o app informa se seu investimento foi concluído ou não. Vale lembrar que os FIIs são investimentos de renda variável, sendo de alto risco, não havendo retorno previsível nem rentabilidade garantida.