Às vezes não tem saída: com muito parcelamento de compras, o cartão de crédito acaba estourando e não dá para quitar as parcelas, depois as temidas dívidas aparecem em pouco tempo.

Segundo a recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 79% das famílias estão endividadas.

Do total de inadimplentes em agosto, 10,8% afirmaram que não tinham condições de pagar contas e/ou dívidas já atrasadas, assim permanecendo na inadimplência.

De todas essas pendências, os gastos nos cartões de crédito estão entre as principais causas de inadimplência. Além do tradicional, o uso do cartão digital é uma realidade no dia a dia das pessoas e pode agravar a situação, visto que é mais fácil de usar e, geralmente, permite compras de serviços e produtos de forma automática, estimulando o consumo.

E aí não tem jeito. Depois de vencida, a fatura do cartão de crédito entra em uma preocupante série de acréscimo de juros e multas de atraso. A tendência é que mais boletos não pagos se tornem uma grande dívida.

Felizmente, tem-se um acesso facilitado e sem burocracia (e constrangimento) de negociação de dívidas de cartões de crédito. Esse é o caso do Nubank, que oferta a opção de Renegociação de Pendências para refinanciamento; veja abaixo como funciona:

Os juros do cartão Nubank

Quando o cliente não paga a fatura do cartão de crédito Nubank dentro do prazo, nem consegue pagar o mínimo do mês, começa a valer multa, juros e mora de atraso. Geralmente, esses custos são conhecidos somente por "juros do cartão", mas se diferem e devem ser sempre consultados.

Destaque para o juros de rotativo, que é quando o cliente paga parte da atual fatura e deixa o restante para o próximo mês. Nesse caso, o valor é acrescido de juros.

É muito importante saber quais os juros e multas por mês, para tentar entender a gravidade das dívidas. Confira abaixo a faixa de juros e multa do cartão de crédito do Nubank:

  • Juros de rotativo: de 2,75% a 15,30% por mês;
  • Juros de parcelamento: de 0,99% até 15,05% por mês;
  • Juros (mesma taxa do rotativo ou do parcelamento) + mora de 1% ao mês: fica entre 1,99% a 16,30% ao mês;
  • Multa de atraso: 2%.

As opções de pagamento

Em meio a dívidas com cartão de crédito, brasileiros precisam tentar resolver o problema o quanto antes, pois quanto mais as parcelas ficam paradas, mais juros e multas são adicionados. Em suma, existem duas grandes soluções: refinanciamento da dívida, para encontrar parcelas que cabem no bolso e limpar o nome; ou empréstimo, para pegar dinheiro e quitar a dívida.

Nesse cenário, bancos e operadoras financeiras sempre estão lançando condições especiais para os usuários. O Nubank, por exemplo, permite que seus usuários tenham autonomia para definir um melhor jeito de quitar os valores. Entenda abaixo:

  • Pagar o mínimo;
  • Parcelamento;
  • Renegociação de Pendências.

No parcelamento, o usuário consegue parcelar uma fatura para tentar fazer com que o valor do mês fique dentro do orçamento e assim fugir dos juros do rotativo, mas atenção: ainda haverá juros por atraso sobre o serviço contratado junto ao Nubank.

Há também como pagar apenas uma parte da fatura, uma quantia mínima estabelecida para o mês. Nesse caso, o orçamento fecha, mas haverá cobrança dos juros mais altos do mercado: os juros do rotativo, sobre o valor que restar.

Além disso, quando o usuário fizer o pagamento mínimo, não poderá fazer novamente no mês logo seguinte, como regra do Banco Central. Dessa maneira, os novos valores são adicionados à parcela do mês seguinte.

Já quem está em situação de dívida e dificuldade financeira, pode solicitar a opção "Renegociação de Pendências" do Nubank que aparece quando existe fatura não paga em dia. É sobre ela que vamos falar aqui.

Como negociar dívidas do cartão Nubank

O Nubank tem a Renegociação de Pendências que é uma opção de refinanciamento da fatura atual do cliente e outras contratações anteriores, como rotativo e parcelamentos de fatura em abertos, boletos financiados ou saques feitos pelo cartão de crédito, bem como parcelamento de compras à vista pelo aplicativo do Nubank e saldo em atraso em aberto.

Em resumo, essa modalidade junta todas as pendências do cartão de crédito em um único parcelamento.

Segundo o Nubank, na maior parte dos casos, não será necessário pagar uma entrada para usar essa função, mas quando um valor de entrada é necessário, ele será sempre menor que o valor mínimo da fatura do cartão.

É possível simular a negociação em duas situações possíveis: quando você sabe que a fatura vai vencer e não pode pagar ou quando você já tem faturas vencidas. Veja abaixo o passo a passo para solicitar a Renegociação de Pendências no Nubank.

Renegociação de Pendências com fatura fechada, mas antes do vencimento

  1. Na tela inicial, role a tela até encontrar a seção de "Cartão de Crédito - fatura fechada";
  2. Selecione "Parcelar";
  3. Toque em "Renegociar de Pendências" e, depois, "Começar Renegociação";
  4. Informe o valor que deseja pagar de entrada;
  5. Escolha o número de parcelas;
  6. Revise o plano de parcelamento escolhido;
  7. Leia com atenção as condições do parcelamento;
  8. Confirme o parcelamento de todas as faturas;
  9. Selecione a forma de pagamento, digite a sua senha de 4 dígitos, e pronto!

Renegociação de Pendências com a fatura já vencida

  1. Na tela inicial, role a tela até encontrar a seção de "Cartão de Crédito - saldo em atraso";
  2. Selecione "Parcelar";
  3. Toque em "Renegociação de Pendências";
  4. Informe o valor que deseja pagar de entrada;
  5. Escolha o número de parcelas;
  6. Revise o plano de parcelamento escolhido;
  7. Leia com atenção as condições do parcelamento;
  8. Confirme o parcelamento de todas as faturas digitando a sua senha de 4 dígitos, e pronto!
Renegociação de Pendências (dívidas) no Nubank. - Divulgação
Renegociação de Pendências (dívidas) no Nubank. - Divulgação

As condições de negociação de cartão do Nubank podem ser diferentes, dependendo dos pagamentos em atraso. Mas tudo será muito bem detalhado no app.