Em algum momento já passou pela sua cabeça investir com outras pessoas? Se a resposta for sim, talvez uma boa alternativa pra você seja participar de uma comunidade de investimentos. Não sabe o que é isso? Calma, a gente vai explicar.

Com um número mínimo de 3 pessoas e, no máximo 50, elas tem como objetivo juntar recursos financeiros e utilizá-los para investir na bolsa de valores. Nesse artigo vamos ver detalhes de seu funcionamento e como fazer para participar de uma dessas comunidades.

O que é e como funciona uma comunidade de investimentos?

Sua funcionalidade se dá através de cotas, semelhante a um fundo de investimentos. É como uma propriedade sobre a qual vários indivíduos têm direito. Isso é conhecido como condomínio aberto. Cada pequeno investidor compra um número de cotas e o rendimento se dá de acordo com a valorização delas.

Vale lembrar que a comunidade de investimentos deve ser liderada por um profissional autorizado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e seguir normas e regulamentações. Além de obedecer às regras da B3, a bolsa de valores brasileira.

Ele é formado por pessoas físicas e costuma ser uma opção para quem quer investir na bolsa de valores, mas que não tem tanto dinheiro para comprar um número de ações considerado super vantajoso.

Como abrir uma comunidade de investimentos?

Além de ter pelo menos 3 pessoas, há algumas regras que precisam ser seguidas pelas comunidades de investimentos. Veja quais são elas:

  • A comunidade /clube deve abrir conta em uma corretora, banco de investimento ou em uma distribuidora de valores;
  • Algumas regras internas devem ser seguidas pelos participantes. Entre elas estão:
  1. Valor de aplicação inicial para cada participante;
  2. Política e valores das contribuições mensais;
  3. Prazo de funcionamento da comunidade;
  4. Procedimentos em caso de falência ou incapacitação dos cotistas;
  5. Reuniões e decisões da comunidade por meio de assembleias;
  6. Políticas de investimento (como tipos de operações a serem feitas e preferências de investimentos).
  • A comunidade deve escolher um nome e fornecê-lo para a Comissão de Valores Imobiliários, para que a mesma aprove a sua fundação.

Realizado isso, o aporte inicial de cada um dos cotistas é transferido para o clube e se transforma em cotas. Deve-se lembrar que essas cotas são proporcionais ao valor aplicado por cada um. Portanto, quanto maior a colaboração do investidor, maiores serão suas cotas.

Normas comuns de um clube de investimento

  • Nenhum participante pode ter mais do que 40% das cotas da comunidade;
  • O grupo deve ter uma carteira composta por, pelo menos, 67% de ações e o restante poderá ser aplicado em fundos de renda fixa, para que o investidor tenha mais clareza da rentabilidade de seu dinheiro, como Tesouro Direto, CDBs, entre outros, ou derivativos, que são contratos que dependem de outros ativos e são influenciados por sua variação;
  • Sua administração pode ser feita por um dos cotistas, mediante eleição realizada durante assembleia;
  • A comunidade deve cumprir com as obrigações contábeis, apresentando relatórios de despesas e classificação de ativos e passivos;
  • Todas transações devem ser feitas por uma corretora;
  • Será descontada uma alíquota de 15% a cada seis meses.

Diferença entre comunidade de investimento e fundo de investimento

  • A comunidade de investimentos agrupa, no máximo, 50 pessoas. Já o fundo não tem limite de participantes;
  • O fundo deve ser registrado na Comissão de Valores Imobiliários, já a comunidade deve apenas apresentar a documentação em seu nome;
  • As cotas da comunidade não podem ser negociadas na Bolsa de Valores. No fundo, o cotista pode vender ou comprar cotas todos os dias.

Vale a pena participar de uma?

Isso depende do seu perfil como investidor, dos seus objetivos, da quantidade de dinheiro de que você dispõe para aplicar em ativos e essa resposta deve ser buscada individualmente.

Considerando isso tudo, se você acha que pode ser uma boa alternativa de investimento, você também deverá começar a fazer buscas por comunidades para encontrar aquela que mais se adeque a esse seu perfil e aos seus objetivos.

Procure sempre analisar se a comunidade segue as regras apresentadas acima e caso decida fazer parte dela, bons investimentos!