Correntistas do Itaú Unibanco e do Agibank, entre outras instituições financeiras, já podem acessar serviços públicos federais, dentro da plataforma Gov.br, usando login e senha do seu banco. Para isso, basta ter uma conta com nível de segurança prata no sistema do governo.

A medida foi criada visando integrar e facilitar o acesso a serviços, segundo o Governo Federal. Especialmente para os clientes do Agibank, que é um pagador de benefícios do INSS e focado no público de mais de 50 anos, mas não apenas.

Além disso, ela facilita o acesso a diferentes serviço com uma única senha, sem que seja necessário memorizar muitas delas. E tudo isso com muita segurança, garante o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

"Cada vez mais órgãos do governo federal exigem nível alto de segurança na identificação do cidadão, inclusive para evitar pagar recursos ou benefícios de alguém à pessoa errada. A validação bancária no GOV.BR é totalmente segura: nem o banco obtém informações que o governo disponha sobre o cidadão, nem vice-versa. Ao mesmo tempo, nos certificarmos que a pessoa é mesmo quem ela diz ser, que sua identificação é a mesma que o seu banco já dispõe".

Instituições integradas

Ao todo, já são nove instituições financeiras integradas ao Gov.br. Veja quais são:

  • Itaú
  • Agibank
  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • Sicoob
  • Banrisul
  • BRB
  • Santander
  • Bradesco

Como acessar

O procedimento do correntista nesses diferentes bancos é basicamente o mesmo: ao entrar na conta no Gov.br, o usuário visualiza ‘Outras opções de identificação’ e, na sequência, clica em ‘Login com seu banco’.

A próxima tela é a da logo dos bancos integrados, na qual o cidadão escolhe o seu banco. Não é necessário fazer a validação facial para obter a conta prata no Gov.br, basta a validação bancária.

O acesso à validação bancária para todas essas instituições integradas ao Gov.br ocorre tanto no formato web quanto pelo aplicativo Gov.br.

Por que ter conta no GOV.BR

Ao abrir no Gov.br sua conta, que é gratuita, o usuário é no mínimo nível bronze, que permite acesso a uma boa quantidade de serviços. Os serviços considerados mais sensíveis, entretanto, exigem conta prata ou ouro.

No nível prata, que é o exigido para vincular os serviços bancários, há 4,9 mil serviços públicos disponíveis, incluindo, por exemplo, a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, da Receita Federal, o Valores a Receber, do Banco Central, e os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente já há 128 milhões de pessoas cadastradas, com acesso simplificado aos serviços públicos do governo - 74% deles hoje totalmente digitais.

Como criar uma conta Gov.br

Os cidadãos que ainda não tiverem uma conta no sistema Gov.br poderão criá-la. Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo (Android ou iOs) e todo processo é bastante simples.

Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.

O nível da conta criada dependerá da quantidade de informações disponibilizadas. Usuários que só fornecerem as informações mais básicas, como nome e CPF terão uma conta bronze. Se ele fornecer foto (para futuros reconhecimentos faciais), ele já consegue uma conta prata. E se todos os dados forem fornecidos, ele terá direito a uma conta ouro.