A empresa Biomm, listada na bolsa de valores de São Paulo com a ação BIOM3, anunciou que em 30 de setembro deste ano foi celebrado um acordo exclusivo junto à empresa de biotecnologia CanSino, sediada na China, com o objetivo de fornecer a vacina Convidecia no Brasil, usada para prevenção da covid-19.

Entretanto, para que a nova vacina chegue ao Brasil e comece a ser aplicada na população, a Biomm irá solicitar uma autorização temporária de uso emergencial do imunizante junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é responsável pela regulação de medicamentos no país.

"O acordo assinado compreende as atividades de comercialização, registro, qualidade, farmacovigilância e logística interna para a distribuição da vacina Convidecia e visa contribuir no combate a pandemia ampliando a disponibilidade de imunizantes contra a Covid-19 no país. O acordo ainda prevê a possiblidade de produção da Convidecia na planta biofarmacêutica da Biomm sediada em Nova Lima, Minas Gerais", explica a Biomm por documento datado de 1º de outubro.

Sobre a vacina Convidecia

A vacina chinesa Convidecia é produzida pela empresa CanSinoBIO a partir de um grupo de vírus humano, chamado adenovírus, e já está aprovada e sendo usada para prevenir a covid-19 em vários países, como Argentina, Chile, China, Equador, Hungria, Malásia, México, Indonésia e Paquistão, segundo as informações divulgadas pela Biomm.

Recomendada apenas para maiores de 18 anos, a vacina Convidecia é de dose única, assim como a vacina da Janssen cujo uso no Brasil foi autorizado pela Anvisa em março. Desta forma, caso tudo ocorra conforme o planejamento das empresas, um novo tipo de vacina contra a covid-19 pode chegar ao Brasil em breve para auxiliar no controle da pandemia.

Outros remédios da CanSino podem chegar ao Brasil

Além da vacina Convidecia, o acordo entre as empresas Biomm e CanSino também prevê comercialização de todo o portfólio de vacinas da chinesa no Brasil.

Atualmente, a empresa chinesa CanSino está desenvolvendo um total de 16 vacinas que devem ser usadas para prevenção de 13 doenças, sendo que alguns dos imunizantes receberam aprovação de reguladores.

Sediada na cidade de Tianjin, na China, a farmacêutica CanSinoBIO possui ações listadas e negociadas nas bolsas de valores de Shangai e Hong Kong.

- Veja aqui o documento sobre o acordo para fornecimento da vacina chinesa Convidecia no Brasil.