A hora da volta às aulas normalmente é sinônimo de ida às compras e quem tem filhos em idade escolar sabe que as listas de materiais não costumam ser pequenas e o resultado disso tudo também não costuma ser barato.

No entanto, muitos dos itens se repetem todos os anos, não é mesmo? E você sabia que com um pouco de diálogo com as crianças e com a adoção de alguns cuidados é possível prolongar a vida útil de muitos itens, diminuindo assim os gastos?

É exatamente sobre isso que queremos falar aqui. Vamos lá?

Por que ensinar as crianças a cuidarem de seus materiais escolares?

Porque além da economia algumas práticas simples de cuidados com o material escolar são também sustentáveis e ensinamentos que os pequenos, sem dúvida, vão levar para a vida toda.

Ou seja, é importante ensinar as crianças sobre o cuidado com os materiais porque assim o momento da volta às aulas se transforma em uma grande oportunidade de aprendizado sobre economia, meio ambiente e de exercitar uma postura mais responsável.

Mas especificamente falando de economia, quando falamos de itens menores, como uma caneta ou uma borracha, pode ser que a economia seja pouco significativa. No entanto, outros materiais como compasso, tesoura, régua, colas coloridas ou coisas do gênero podem representar uma redução nas despesas se forem bem cuidados.

Então, abaixo, veja algumas formas práticas para estimular os pequenos a cuidarem dos materiais escolares.

1. Tenha uma conversa franca

Estabelecer o diálogo é fundamental para que as crianças entendam a importância de manter os cuidados com o material escolar. Aproveite esse momento para ensiná-lo sobre educação financeira, mostrando o valor de cada item.

2. Faça um checklist de cuidados

Depois de uma boa conversa, é hora de combinar alguns cuidados que a criança terá que cumprir para manter o material bem conservado.

Faça uma lista e coloque em um lugar a que a criança terá acesso frequente, como a agenda. Algumas das medidas que podem entrar na lista são:

  • Lave e enxugue as mãos antes de manusear o material
  • Use sempre os dois lados das folhas
  • Aponte o lápis somente quando necessário
  • Guarde os cadernos na mochila sempre fechados
  • Mantenha a mochila organizada
  • Guarde todos os lápis, canetas, lapiseiras e afins no estojo

3. Prefira mochilas impermeáveis

Acessórios de pano podem ser mais baratos, mas não protegerão o material em caso de uma chuva forte. Então, vale a pena desembolsar um pouco mais para adquirir uma mochila impermeável, que protegerá os itens escolares das variações climáticas.

4. Encape livros e materiais

Encapar os materiais, como livros, cadernos e dicionários, é uma boa maneira de mantê-los em dia. Isso porque o papel plástico evita que as capas criem orelhas, descasquem ou sujem. Isto pode fazer com que eles durem anos, e depois podem até ser doados para outras crianças.

5. Etiquete os itens

Cada caneta que seu filho perde é um gasto a mais que você terá ao longo do ano. Colocar o nome do pequeno é uma medida simples para que, em caso de perda, o material possa ser encontrado. Dê preferência para etiquetas de papel.

6. Mantenha o material escolar organizado

Nada de jogar tudo na mochila: cada item precisa ser colocado em seu devido lugar. Aqui vale comprar estojos para organizar os itens menores. O mesmo vale para os materiais que ficam em casa. É importante ter um espaço fixo para que as crianças organizem seus pertences e não os deixem espalhados em qualquer lugar.

7. Cuidado com a lancheira

Uma lancheira mal fechada pode causar um verdadeiro desastre na mochila de seu filho. Então, na hora de comprar uma, certifique-se de que ela possui boas travas e que é segura. E claro, ensine o pequeno a fechá-la de forma segura, para evitar acidentes.

Viu só? São pequenas atitudes, todas bastante simples e fáceis de adotar e que podem auxiliar na economia doméstica.

E uma outra dica extra é: procure exercitar essas práticas junto com seu filho, converse com ele sobre o assunto, monitore o cuidado que ele mantém, enfim, mostre interesse em acompanhá-lo. Quando for a hora de etiquetar tudo, por exemplo, façam juntos, tornem esse momento divertido. Isso vai ajudar a estimular na criança o interesse pelo cuidado dos materiais escolares e assim, será possível usar alguns itens por muito mais tempo.

Com informações Mercur.