Com o início do ano, diversas contas importantes chegam para os brasileiros: IPVA, IPTU, seguro, materiais escolares, férias, e o Imposto de Renda. Em suma, uma das grandes obrigações de todo o cidadão brasileiro, é a realização da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda (IR).

Através da declaração do IR, as pessoas físicas e as empresas fazem a quitação dos seus tributos junto a Receita Federal, ou recebem de volta aquilo que pagaram a mais. Por isso, é importante compreender o que é esse imposto, e qual a data para declarar o mesmo em 2022.

Confira tudo isso abaixo.

O que é Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo que o Governo Federal cobra anualmente dos brasileiros. As taxas são sobre os ganhos de pessoas e de empresas. O valor do imposto é pago segundo os rendimentos declarados. Entretanto, quem tem renda maior, paga mais impostos.

Em geral, o Imposto de Renda é cobrado pelo desconto de um valor mensal, sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas do Brasil. Inclusive, não são apenas os ganhos como salários que estão na lista de rendimentos tributáveis, mas também aluguéis, prêmios de loterias e investimentos.

Tendo em vista que o IR é uma tributação que se aplica aos cidadãos e às companhias, ele se divide em duas categorias: o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Em suma, o Imposto de Renda Pessoa Física se aplica a renda e aos proventos de contribuintes que moram no Brasil ou no exterior, e que recebem rendimentos de fontes no Brasil.

As taxas mudam conforme a renda, sendo que são isentos de cobrança, os contribuintes que ganham abaixo do limite estabelecido.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é cobrado das empresas do Brasil. Nesse caso, a alíquota aplicada vai ser sobre o lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. Isso vai depender da atividade desenvolvida e do porte do negócio.

De acordo com a Receita Federal, são contribuintes, e sujeitos ao pagamento do IRPJ, as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas domiciliadas no Brasil. Desde 1996, a taxa do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que ultrapassar R$ 20.000,00 por mês.

Qual será a data para declarar Imposto de Renda 2022?

Em suma, a entrega do Imposto de Renda está prevista para iniciar no dia 7 de março e terminar às 23h59 de 29 de abril, pelo horário de Brasília. Entretanto, exceções podem acontecer e alterar essas regras.

Por exemplo, em 2021, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física se estendeu e terminou em 31 de maio. Ademais, o programa para enviar a declaração de IR está disponível na página da Receita Federal.