A primeira etapa de consultas da ferramenta Valores a Receber do Banco Central terminou no último sábado, 16 de abril. E quem não fez a consulta ou o resgate dos valores? Como fica? Segundo o BC, essas pessoas agora terão que esperar um pouquinho.

Isso porque a partir dessa segunda-feira, 18 de abril, as consultas e solicitações de resgates estão "temporariamente suspensas para aprimoramento", segundo informa o próprio Banco Central.

Mas não há razão para se preocupar, pois o direito sobre os recursos a serem devolvidos não será afetado. Ou seja, o dinheiro continuará guardado pelas instituições financeiras, pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Na página inicial de seu site o BC diz ainda que:

Em breve, o Banco Central divulgará:

  • a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes; e
  • informações sobre valores de falecidos.

Enquanto isso, estamos trabalhando em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores.

Ou seja, conforme já havia sido anunciado anteriormente, nas próximas semana terá inicio uma segunda etapa, onde serão liberadas as informações relacionadas a mais serviços financeiros. Nessa oportunidade, aqueles que têm valores a receber poderão fazer novas consultas e solicitar o resgate dos valores. Saiba mais abaixo.

Nova consulta deve iniciar em maio

A previsão é de que a nova etapa da Ferramenta Valores a Receber inicie no dia 2 de maio. Essa foi a data anunciada pelo Banco Central ainda em março. No entanto, como desde o dia 1º de abril uma greve dos servidores do BC está acontecendo, é possível que a data seja alterada.

O BC ainda não divulgou exatamente quais serão os novos serviços englobados, no entanto, quando lançou a ferramenta o órgão disse que seu funcionamento se daria em etapas, mais recentemente ele divulgou também que nas fases que ainda virão, pelo menos 7 tipos de informações diferentes ainda seriam liberadas.

Nas próximas semanas, as especificações ainda devemm ser divulgadas pelo BC, mas por hora você pode conferir quais são as informações englobadas agora e quais ainda devem ser.

Atualmente a plataforma agrega cinco dados diferentes de valores esquecidos. São eles:

  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Nas próximas fases devem ser reunidas ainda mais 7 informações de valores esquecidos, sendo:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Passo a passo para resgatar valores

Caso queira se preparar para a próxima fase, veja abaixo o passo a passo de como consultar e soliticitar a devolução do seu dinheiro.

Passo 1

Faça a consulta para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do Sistema Financeiro.

Dados necessários

  • Pessoa física: CPF e data de nascimento
  • Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura

- Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.

- Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 13h59h ou das 14h às 23h59).

Passo 3

Se você tiver valores a receber, o botão "Acessar meus Valores a Receber" ficará disponível.

Passo 4

Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).

Passo 5

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 6

Veja na tela do sistema:

  • o valor a receber;
  • a instituição que deve devolver o valor;
  • a origem (tipo) do valor a receber; e
  • informações adicionais, quando for o caso.

Passo 7

Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

Quando a opção "Solicitar por aqui" estiver disponível:

  • A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
  • Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
  • Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Quando a opção "Solicitar via instituição" estiver disponível:

  • A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis e o contato deve ser feito via telefone, informado na consulta.