Sempre que alguém precisa pegar um empréstimo, seja para investir em seu próprio negócio ou para uma situação de emergência, o mais importante é ter acesso ao crédito com taxas de juros baixas para que não saia fora do orçamento. Então, para esses momentos, o empréstimo com garantia de veículo pode ser uma boa opção.

Segundo o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE) - relatório mensal para medir a demanda por crédito na internet -, os motivos principais das buscas por empréstimos em março de 2022, foram o pagamento de dívidas, ficando com 34,6% do total dos pedidos por créditos, seguido de renovação da casa, sendo 22,4% e para abrir um negócio próprio, sendo 21,2%. Portanto, buscar um empréstimo pode ser uma saída para dar um alívio na saúde financeira.

Veja na matéria o que é e como funciona o empréstimo com garantia de veículo.

O que é um empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia funciona de forma semelhante a outros tipos de emprestimo: o cliente solicita um valor emprestado e paga de volta em parcelas, acrescidas de taxas de juros. A diferença é que, as instituições financeiras que oferecem essa modalidade, utilizam algum bem do contratante do empréstimo como garantia de pagamento.

Podem ser usados como garantia de bens:

  • imóveis (como casas e terrenos);
  • automóveis (como carro, caminhão ou moto);
  • ou até mesmo o celular.

Isso significa que, se não houver o pagamento das parcelas ou das renegociações, o bem pode ser usado para compensar o valor que está em aberto.

Para a instituição financeira, o bem que o cliente ofertou como garantia é algo que ajuda a ter menos risco de inadimplência, fazendo com que o empréstimo seja liberado com taxas de juros mais baixas, prazos maiores ou então valores mais altos (conforme o bem da garantia).

Essa categoria de empréstimo é conhecida também como um refinanciamento, pois comparado a um financiamento tradicional, o bem também fica alienado à instituição financeira como garantia. Com isso, a pessoa financia o bem na hora da compra e refinancia no momento do empréstimo.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo, como o nome já diz, tem como bem ofertado um veículo. Além de todas as etapas referentes à análise de crédito, há também o processo que avalia o valor do bem, podendo ser feito pela própria instituição ou por uma empresa terceirizada.

Com base no valor que o veículo for avaliado, será definido então o limite do empréstimo. A oferta do bem como garantia ajuda a reduzir o risco de inadimplência do cliente e os possíveis prejuízos da instituição financeira.

Uma dica é que o cliente esteja atento a todas as regras e condições do empréstimo com garantia desde o início da simulação para não haver nenhuma dúvida a respeito.

Quais tipos de veículos podem ser usados como garantia?

Normalmente, os carros são os veículos mais usados como garantia para os empréstimos, mas existem instituições que também aceitam outros tipos de veículos, como motos e até mesmo maquinários (tratores, escavadeiras, entre outros).

Na maioria dos casos, as instituições financeiras podem indicar o ano mínimo da fabricação e até uma região específica para usar o veículo como garantia.

O que acontece com o veículo após a contratação do empréstimo?

A grande maioria dos clientes tem receio de contratar esse tipo de empréstimo achando que não poderão usar o veículo, mas não é assim. Após a contratação do empréstimo, o veículo fica alienado para a instituição financeira e não pode ser vendido até que seja feito o pagamento total do empréstimo. Porém, o cliente pode continuar usando-o normalmente. Aliás, essa informação fica indicada no CRV (Certificado de Registro do Veículo).

Caso ocorra algum imprevisto com o veículo neste período, é preciso verificar a possibilidade de negociação com a instituição que foi feita a contratação do empréstimo, já que cada uma possui contratos diferentes. E também vai depender se o veículo tem seguro ou não.