Os aeroportos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) com voos comerciais regulares devem receber cerca de 776 mil passageiros, incluindo embarques e desembarques, em meio ao próximo Feriado de Finados entre amanhã, 29 de outubro, e quarta-feira (3 de novembro). O movimento significa alta de 54% em relação ao registrado no mesmo feriado de finados de 2020, quando os aeroportos receberam 503.629 passageiros.

Feriado deve aumentar em 54% o fluxo de pessoas nos aeroportos da Infraero
Feriado deve aumentar em 54% o fluxo de pessoas nos aeroportos da Infraero

Segundo as estimativas da Infraero, os dias de maior fluxo serão esta sexta-feira (29/10), com 147.446 viajantes, e a próxima quarta-feira (3/11), com 156.381 pessoas em circulação nos aeroportos. No período, também são esperadas 6.089 operações de pousos e decolagens.

"A projeção foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas. Comparou-se o estimado para 2021 com o mesmo feriado de 2020, quando houve redução nas atividades em função da pandemia de covid-19", disse a Infraero, em nota.

Recomendações durante a espera/viagem nos aeroportos

Por causa da pandemia, a empresa ressaltou que os passageiros devem respeitar as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre distanciamento social, uso correto de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais que, além de sinalizados, têm veiculado mensagens audiovisuais.

Além disso, segundo a Infraero, quem for viajar poderá contar ainda com o atendimento e as orientações prestadas pelos "amarelinhos", que são funcionários com colete amarelo portando a frase "Posso Ajudar/May I Help You?" em circulação nos aeroportos. Todos os amarelinhos usam equipamentos de proteção individual
(EPI) e são treinados para ajudar as pessoas nos terminais que vão viajar na pandemia.

Apesar do avanço da vacinação no Brasil, os especialistas em saúde afirmam que ainda é necessário - e obrigatório - o uso de máscaras mesmo após o recebimento da vacina, até que a maioria da população esteja vacinada.

"Após tomar as duas doses da vacina, ainda é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada. E, para voltar à normalidade, boa parte da população precisa já ter sido imunizada. Isso porque o mecanismo de funcionamento de uma vacina consiste na introdução de uma partícula chamada de antígeno, que produz uma resposta imunológica no corpo", explica o Instituto Butantan em nota.

"A orientação é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo. Só então será possível atingir a chamada "imunidade de rebanho". Enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença", acrescenta o Butantan.

- Veja aqui as medidas de proteção contra a covid-19 adotadas pela Infreaero para viagens de avião seguras.

Outra recomendação importante para evitar problemas no embarque durante viagens na pandemia é que os passageiros cheguem aos aeroportos com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página apresenta informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento, preterição e acessibilidade.

Com informações: Agência Brasil e Infraero.