Para muitas pessoas viajar é algo maravilhoso. Uma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas diferentes ou até mesmo de descansar. Se você pudesse, você viajaria mais?

Eu imagino que a resposta seja sim, né? O problema é que esse prazer nem sempre está ao alcance de todos. O valor que é necessário para fazer uma viagem nem sempre é baixo e por isso, um passeio mais distante ou aquela trip dos sonhos pode difícil de se alcançar.

Felizmente existem algumas alternativas que podem te ajudar a tornar a viagem mais econômica ou então a poupar dinheiro para fazer mais viagens. Uma dessas alternativas são as milhas aéreas.

Pensando nisso, nesse artigo o Poupar Dinheiro vai explicar tudo o que você precisa saber sobre elas, incluindo como acumulá-las, usá-las em compras de passagens e até mesmo quantas milhas você precisa ter para fazer uma viagem. Veja abaixo os detalhes.

O que são milhas aéreas?

Milhas aéreas são pontos que as companhias aéreas disponibilizam para quem se cadastrar nos seus programas de fidelidade. Existem cartões de crédito que também permitem a acumulação de pontos, permitindo que se faça a transferência para programas de fidelidade.

Você pode ganhar estes pontos fazendo uma viagem, assinando planos mensais, quando for comprar em lojas parceiras do programa de fidelidade ou se utilizar um cartão de crédito que esteja programado para ganhar os pontos.

Escolhendo um programa de fidelidade que ganhe milhas, você pode trocá-las por descontos em passagens aéreas. Com isso, é possível poupar dinheiro viajando com milhas e, ainda por cima, pode viajar de primeira classe pagando o valor da classe econômica.

Muitas formas de usar

As milhas podem ser usadas de diversas maneiras. Acumulando os pontos, você também pode:

  • reservar um quarto de hotel em qualquer lugar do mundo;
  • alugar carros nas suas viagens;
  • trocar as milhas por produtos;
  • assinar revistas;
  • comprar vale-presente.

Você também pode comprar milhas aéreas sem a necessidade de acumular os seus pontos. Porém, faça os cálculos para ver se realmente será um benefício e se você irá economizar.

Como comprar milhas aéreas?

Para comprar milhas, basta acessar o site do programa de fidelidade ou recompensa de alguma companhia aérea, como o Smiles Fidelidade (da Gol) e a Multiplus (da TAM), por exemplo.

Para cada companhia aérea, o custo das milhas é diferente. A compra só é válida caso compre as milhas suficientes para ter a passagem aérea. Caso você compre os pontos e o valor seja maior que o valor da passagem, então não compre as milhas, e sim espere acumulá-las.

Como acumular milhas?

Se você estiver precisando de uma quantidade de milhas aéreas o mais rápido possível ou apenas quer acumular mais, existem algumas dicas que você pode fazer para acumular milhas no dia a dia. Veja só:

  • Uma dica é pagar o valor adicional na fatura do cartão de crédito que alguns bancos oferecem para multiplicar o volume de pontos acumulados em seu programa de fidelidade.
  • Você também pode realizar compras no exterior e ganhar pontos extras com isso. Sempre cuide dos gastos do seu cartão de crédito para não utilizar mais do que você pode e não comprometer todas suas finanças.

Invista o dinheiro poupado

Quer uma dica extra? Então lá vai: e se você investisse o dinheiro que poupou utilizando milhas?

Aprender a controlar e investir seu dinheiro pode mudar sua vida financeira. Além de evitar que você viva no vermelho, investimentos bem feitos proporcionam uma rentabilidade muito melhor do seu dinheiro (em comparação com uma poupança, por exemplo).

Depois que você investir e tiver um bom retorno você poderá fazer ainda mais viagens e realizar outros tantos sonhos. Por isso, quem avisa, amigo é: comece a partir de agora a aprender mais sobre finanças.