Se você está pensando em montar uma carteira de investimentos, saiba que esse é um passo importante para reduzir riscos, elevar o potencial de ganhos e criar uma estratégia de rendimentos para fazer com que seu dinheiro tenha crescimento, independentemente do cenário econômico.

Mas o que é mesmo uma carteira de investimentos? Nesse artigo nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre elas.

O que é carteira de investimentos?

Carteira de investimentos nada mais é do que o conjunto de aplicações do investidor, podendo ser pessoa física ou jurídica. Também conhecida como cesta e portfólio de investimentos, é uma reunião de todos os ativos financeiros que uma pessoa escolhe para fazer seu dinheiro crescer, tanto em renda fixa quanto variável.

Não só o investidor que tem mais experiência que precisa se informar a respeito da carteira de investimentos. Toda pessoa deve buscar informações sobre as melhores formas de compor sua carteira de aplicações. Além de lucrar mais, essa medida também ajuda a proteger.

No momento em que os investimentos são diversificados, o investidor também corre menos riscos, por não deixar seu dinheiro apenas em um lugar. Portanto, repartindo o capital em ativos, proporciona mais segurança financeira.

Para um investidor que está iniciando e que não conhece quase nada sobre o mercado financeiro e sobre a economia, tecnicamente ele poderia estar depositando todo seu dinheiro em uma poupança, por exemplo.

Quem realizou esse tipo de investimento no início de 2015, perdeu dinheiro ao longo do ano. Veja mais abaixo.

Investir na poupança

Quando a taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia brasileira, está abaixo de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês mais uma Taxa Referencial (pequena, de cálculo complexo).

Com a inflação de 10,67% registrada em 2015, o investidor que deixou seu dinheiro na caderneta de poupança perdeu 2,28% de seu dinheiro.

Não significa que o valor guardado foi reduzido, mas sim que ele compra menos do que antes da aplicação. É bom sempre procurar mais informações sobre carteira de investimentos e ter mais conhecimentos sobre finanças.

Como montar uma carteira de investimentos?

Para montar uma carteira de investimentos, irá depender de um diagnóstico de suas finanças e de sua situação econômica. Com uma boa análise de como estão suas finanças, poderá criar uma estratégia que faça o seu dinheiro render mais sem riscos adicionais.

Sua carteira de investimentos deve estar de acordo com sua situação e as suas perspectivas. Para fazer esse levantamento, leve em conta quanto dinheiro você ganha por mês, quanto você gasta, quais são as despesas extraordinárias para os próximos meses e talvez para os próximos anos, e todas as outras informações que possam impactar na sua vida financeira.

Também não adianta ter como exemplo o portfólio de outra pessoa, pois pode ser que ele não sirva para o seu caso.

Para quem vai investir em ações, deve saber que a bolsa de valores é um ambiente de volatilidade, mais favorável ao investimento de longo prazo. Outro investimento de longo prazo é a LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

Para realizar um bom investimento e não perder valores, deve-se considerar sua disposição a oscilações, seu conhecimento financeiro, sua disponibilidade de tempo, além de outros fatores.

Pronto! Agora você já sabe o que é uma carteira de investimentos e tem as principais informações que você precisa para montar a sua e organizar seus investimentos. Aliás, bons investimentos!