Todos os dias o número de investidores cresce na Bolsa de Valores e os perfis desses investidores são muito variados. Alguns têm mais tempo para dedicar às suas carteiras e outros nem tanto. Alguns preferem seguir recomendações e outros preferem explorar o mercado por conta própria.

Felizmente existem opções de ativos que contemplam bem todos esses universos. Uma dessas opções que só agora começa a aparecer mais no mercado são os Fundos de Fundos ou FoFs (do inglês Founds of Founds). Você já ouviu falar deles?

Esses ativos são fundos de investimentos aplicados em cotas de outros fundos de investimento. Uma de suas vantagens é que eles permitem que o investidor tenha uma vasta diversificação com apenas uma aplicação. Vamos saber um pouco mais sobre eles?

FoFs: o que são os fundos de fundos?

Existem três tipos de classificação de FoFs, pois são divididos de acordo com ativo em que investem. São eles:

  • Fundos de Fundos Imobiliários
  • Fundos de Fundos Multimercado
  • Fundos de Fundos de Ações

Igual a todos os tipos de ativos, os FoFs contam com vantagens e desvantagens. Vamos ver se vale a pena investir neles?

Vantagens de investir em FoFs

Diversificação instantânea

No momento em que um investidor investe em um Fundo de Fundos, automaticamente seus investimentos estão tendo acesso a outros, em apenas uma aplicação.

Além do mais, os fundos em que o FoF investe podem investir em mais de um ativo, aumentando ainda mais a diversificação.

Fundos exclusivos

Um bom motivo para investir neles é que os investidores ficam expostos a fundos exclusivos para investidores qualificados ou profissionais, mesmo que indiretamente.

Nesse sentido, aqueles investidores que estão iniciando têm acesso a fundos e ofertas em que não podem participar diretamente.

Gestão Profissional

Quando o investidor investe em um FoF, ele automaticamente está terceirizando a tarefa de escolher os fundos para um gestor profissional. Essa vantagem deve ser levada em consideração, pois ela economiza esforços, no qual monta uma carteira diversificada e o investidor tem acesso a uma visão como gestor profissional, escolhendo assim onde o fundo investirá.

Através do fundo, os gestores podem ter acesso a ofertas restritas nas quais os investidores comuns não teriam. E além disso, tem mais informações referente ao mercado financeiro comparado a um investidor iniciante, já que seu trabalho é estar atento ao mercado. Por esse motivo, o gestor pode analisar melhor que um investidor pessoa física.

Carteira do FoF

Outra vantagem dos FoFs que podemos citar, é que a carteira do fundo fica disponível através dos relatórios gerenciais. Sendo assim, todos os investidores podem ver em que ativos esse fundo está investindo. Para aqueles que não tem tempo ou não gostam de ficar acompanhando sua carteira, o FoF pode ser a escolha mais fácil, pois é considerada uma coletânea de fundos.

Exposição à FIIs menos líquidos

Ainda que de modo indireto, o investidor pode aumentar sua exposição a fundos imobiliários com menos liquidez. Mesmo com uma liquidez menor se comparado a outros FIIs, alguns desses fundos podem ter estratégias interessantes.

Algumas desvantagens de investir em Fundos de Fundos

Os FoFs também podem ter pontos negativos. Se por um lado, ter um profissional que escolha o fundo de investimento seja vantajoso, por outro lado o investidor não pode escolher em quais ativos aplicará o FoF.

Sendo assim, no momento em que o investidor não pode ter escolha da sua carteira do Fundo de Fundos pode ser um ponto negativo, pois nesse momento o investidor não sabe onde o gestor irá investir.

Outro ponto negativo dos FoFs é a dupla taxação. O FoF tem sua própria taxa, porém, os fundos que ele investe também cobram taxas. Porém, se o Fundo de Fundos consegue compensar a dupla taxação, pode não ser um ponto negativo.

Mais um ponto a ressaltar é de que, para os investidores de fundos de fundos imobiliários, o giro da carteira do FII nem sempre faz com que o cotista tenha ganho de capital, podendo prejudicar os rendimentos.

Tecnicamente, um FoF é muito bom quando o mercado está subindo, porém quando ele está caindo, ele acompanha esse movimento.

Então, você gostaria de investir em um FoF?