O Grupo SBF, dono da rede de produtos esportivos Centauro, apresentou, na última terça-feira (10), os seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre de 2022 (1T22). Em suma, a companhia alcançou um lucro líquido de R$ 17,6 milhões no período.

A partir disso, foi possível constatar que o Grupo SBF conseguiu reverter o prejuízo de R$ 36,1 milhões, que ocorreu no mesmo período de 2021.

Sendo assim, confira a seguir, todos os principais destaques da companhia durante o 1T22.

Resultados financeiros do Grupo SBF/Centauro

Durante o 1T22, a receita líquida do SBF aumentou 65,4% em comparação ao mesmo período de 2021, para R$ 1,34 bilhão. Houve um impacto de R$ 734,5 milhões de faturamento da Fisia — responsável pela gestão da Nike no Brasil e incorporada em dezembro de 2020. Ou seja, uma alta de 88% ante o 1T21.

De acordo com o Grupo, o aumento foi estimulado pela elevação das vendas no atacado, nas plataformas digitais e da Nike Value Store. E isso, reflete ainda a alta de preço feito no período, de forma a compensar a variação cambial desde quando o SBF assumiu a operação da Frisia.

Enquanto isso, a receita da Centauro chegou a R$ 698,5 milhões no 1T22. O valor aponta uma alta de 46,4%. Ao mesmo tempo, o indicador vendas mesmas lojas (SSS) da rede de lojas ficou em 31% no período. Ou seja, houve uma baixa de 1,4 ponto percentual (pp).

Assim, a marca terminou o trimestre com 230 lojas. Sendo assim, em comparação ao mesmo período de 2021, houve uma alta de 19 unidades registradas.

Por outro lado, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do Grupo SBF teve uma alta de 442,5% entre janeiro e março, a R$ 179,8 milhões. Já a margem subiu 9,3 pp, para 13,4%.

Ademais, a dívida líquida ajustada do Grupo aumentou 83,1% na base anual, para R$ 628,4 milhões. Já o nível de alavancagem, medido pela razão entre a dívida líquida ajustada e o Ebitda ajustado, foi de 0,73 vez, contra 1,57 vez apurado no final do 1T21.