No mercado financeiro é comum a utilização de termos em inglês por se tratar de uma língua universal. Uma dessas palavras utilizadas, é a hedge. Porém, para aqueles que estão chegando nesse mundo dos investimentos, nem sempre fica claro o que significa para nós, brasileiros, uma ou outra expressão.

Por isso, nesse artigo, o Poupar Dinheiro vai te explicar o que é a Hedge, o que ela significa, qual sua importância e como é utilizada. Veja abaixo.

O que é hedge?

Hedge é um termo vindo do inglês que em tradução livre para o português significa cerca ou limite. Então, quando falamos em Hedge no mercado financeiro, estamos falando sobre uma forma de proteger seu investimento, mais precisamente sobre a forma de cercar a aplicação, limitando os preços dos ativos.

De uma forma mais simples, podemos dizer que hedge trata-se de um mecanismo que serve como proteção das operações financeiras que são expostas a uma alta taxa de volatilidade, na qual estão com uma grande variação de preço.

Para realizar essa proteção, é feita uma estratégia para definir o preço futuro de uma ação ou outro ativo, tendo como base os preços e as cotações atuais do mercado. É muito utilizado o hedge em transações que envolvem commodities, como café e boi gordo.

Como existe uma variação do preço desses produtos, o hedge obtém uma estratégia que fornece para seus compradores e vendedores um tipo de previsibilidade ao mercado.

Sabendo disso, entendemos que hedge é uma das estratégias de proteção para fazer aplicação do seu dinheiro na Bolsa de Valores. Estar por dentro dessa estratégia ajuda a saber como investir com inteligência. Ela é importante para aumentar suas chances de sucesso e suavizar os riscos da renda variável.

Quais são os tipos de hedge?

A estratégia de hedge pode ser utilizada em diferentes tipos de ativos. Vejamos como funciona em cada opção.

Hedge em commodities

A hedge em commodities é um dos mais comuns e antigos do mercado financeiro. Essa estratégia evita imprevistos do movimento de oferta e demanda.

Vamos te dar um exemplo: os produtores de commodities, como milho, café e boi gordo fazem a venda da sua produção por meio de contratos futuros. Eles fixam o preço agora, mas repassam o dinheiro, ou os próprios produtos em alguns casos, só no futuro.

Isso faz com que essa operação ajude a ter controle do mercado, evitando que os imprevistos venham prejudicar as transações e que afete todo o resultado da produção desses produtos.

Hedge cambial

O hedge cambial ajuda a reduzir o máximo possível o prejuízo causado pela variação das moedas no mercado financeiro.

Além da proteção nos investimentos em moedas, a estratégia também é utilizada pelas organizações que importam ou exportam produtos cotados em moedas estrangeiras. Elas utilizam esse meio para ter uma estimativa do valor de negociações em determinada moeda e se planejar para trâmites futuros.

Pode-se usar o hedge cambial de algumas formas. São elas:

  • Hedge cambial com moeda em espécie: nesse, o investidor compra moedas no momento que o preço do mercado está em queda e vende quando os preços estão valorizados. Essa estratégia é boa quando for viajar ou fazer compras em outros países, por exemplo.
  • Hedge cambial feito com contratos de Mercado Futuro: tem funcionamento com a definição de condições para transações (compra e venda) sobre a variação na cotação da moeda estrangeira na qual está sendo negociada.
  • Opções de compra de moeda: nesse modelo, o investidor compra moedas no futuro mas com os valores definidos no momento da contratação do hedge.

Hedge em ações

No modelo hedge de ações, evita-se que a volatilidade dos papéis na Bolsa de Valores afete os seus investimentos de forma muito negativa. Você pode realizar essa estratégia comprando ações ou investindo em índices que têm benefícios de acordo com a movimentação do mercado.

Essa estratégia de hedge protege seu dinheiro e evita que um possível movimento negativo do mercado afete totalmente seus rendimentos.

Por esse motivo, é importante manter o foco e fazer investimentos planejados e que se encaixe aos seus objetivos. Se você seguir uma estratégia bem definida, como exige suas necessidades, é possível aumentar suas chances de ter bons resultados e ainda proteger seu dinheiro.