O Inter (BIDI3, BIDI4 e BIDI11) divulgou na manhã desta segunda-feira, 4 de outubro, uma prévia operacional do terceiro trimestre do ano (3T21). Segundo o documento, o banco atingiu uma base de 14 milhões de clientes no final do período, o que representa um crescimento de 94% em relação ao terceiro trimestre de 2020.

Alem disso, durante o 3T21, os clientes do Inter fizeram mais de 422 milhões de logins no Super App, a plataforma da companhia lançada em 2019 que traz diversas funções além das bancárias, como venda de produtos com cashback.

Também segundo o relatório divulgado, a maioria dos clientes do Inter, cerca de 13 milhões, é pessoa física. Esses são algumas das informações que o banco divulgou sobre suas operações entre os meses de julho a setembro deste ano (3T21). Veja abaixo uma prévia de cada linha do Inter:

Inter Bank

Na linha bancária, em meio à concorrência dos bancos digitais, o Inter captou mais 2 milhões de contas no terceiro trimestre, em um crescimento de 56% em relação ao mesmo período de 2020.

O volume de transações com cartões no Inter foi de R$ 11,6 bilhões no 3T21, sendo uma alta de 125% em relação ao terceiro trimestre de 2020. Do total, uma quantia de cerca de R$ 7,1 bilhões foi gerada pela função débito. Segundo o banco, o saldo médio por conta bancária atingiu 1,4 mil reais no 3T21, sendo um aumento anual de 7%.

Por sua vez, a chamada "originação de crédito" do banco Inter atingiu R$ 5,513 bilhões no terceiro trimestre de 2021, o que representa uma alta de 121,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, cerca de R$ 3,1 bilhões foram ao programa de crédito destinado a empresas, sendo um aumento anual de 152%.

Os segmentos de Crédito Consignado e Crédito Imobiliário totalizaram R$ 1,5 bi e R$ 815 milhões respectivamente. Aquele com crescimento anual de 120%, e o último, de 50%.

"A provisão se manteve constante em relação aos trimestres anteriores representando 2,5% da carteira de crédito ampliada do período", disse o Inter em relatório.

Inter Shop

O Inter Shop é a plataforma do Inter que reúne produtos de diversas grandes empresas. O cliente, por sua vez, recebe cashback. No terceiro trimestre de 2021, o total de vendas no Inter Shop foi de 6 milhões; aumento de 110% quando comparado com o mesmo período de 2020.

Segundo o relatório, o Inter captou mais 438 mil novos clientes para a plataforma no terceiro trimestre, chegando a 2,4 milhões de clientes ativos. Desta forma, 70% da base total era composta de usuários recorrentes, vindos de outros meses.

O volume total em vendas (GMV) do Inter Shop atingiu R$ 946 milhões entre julho a setembro de 2021, sendo uma alta de 151% em relação ao mesmo período de 2020. Já nos últimos doze meses o GMV soma R$ 3 bilhões, segundo o balanço.

Inter Invest

A plataforma Inter Invest possuía 1,8 milhão de investidores no final do 3T21, sendo um crescimento de quase 83% frente ao terceiro trimestre de 2020. Segundo o relatório, o Inter atingiu 430 mil clientes com ações custodiadas.

"Lançamos uma nova UX, expandimos a grade de fundos disponíveis para mais de 310, aumentamos a oferta de renda fixa secundária e ampliamos as Comunidades de Investimentos que já passam de 100 mil", disse o Inter.

No 3T21, o banco lançou o fundo de investimento BIDB11 que é focado em debêntures de infraestrutura e já levantou R$ 134,5 milhões, bem como realizou 11 Ofertas de Mercado de Capitais.

Inter Seguros

Por sua vez, a carteira de segurados do Inter Seguros chegou a 683 milhões no 3T21, o que representa uma acentuada alta de 279% em relação ao mesmo período de 2020.

Foram feitas 244 mil vendas de produtos de seguros no 3T21, um avanço anual de 220%. Segundo o relatório divulgado, os prêmios do Inter atingiram R$ 41 milhões com alta de 29% quando o resultado é comparado com o mesmo período de 2020.

Esses foram os destaques operacionais divulgados pelo Inter; clique aqui para ver o relatório completo. Vale mencionar que, conforme o atual calendário corporativo, os resultados completos do 3T21 serão lançados no próximo dia 26 de outubro.