O Inter (BIDI11) anunciou em 27 de agosto do ano passado a aquisição da fintech norte-americana Usend. Meses depois, em 10 de dezembro o Banco Central do Brasil (Bacen) aprovou a operação, algo que era uma das condições necessárias para a conclusão da compra, cujos valores não foram anunciados.

Agora, no dia 25 de janeiro de 2022, o Inter anunciou que as "condições precedentes para o fechamento da operação foram atendidas" e que assim aquisição da Usend foi concluída.

Segundo o documento divulgado, o Conselho de Administração do Inter aprovou a negociação com a estrangeira em 26 de agosto, sendo que a outra parte é a Pronto Money Transfer Inc., sediada em Manhattan Beach, na Califórnia.

Em expansão, o Inter comprou 100% do capital social da Usend, levando uma base com mais de 150 mil clientes ativos. Além da aprovação regulatória do Banco Central do Brasil que veio em dezembro, as entidades regulatórias dos Estados Unidos também precisaram dar ao Inter o cartão verde.

Oferta de produtos no EUA e Brasil

Após a finalização da compra da Usend, o Inter entrará no ramo financeiro dos Estados Unidos, aproveitando as atuais atividades da fintech e lançando novos serviços.

A estratégia é dar vida a um portfólio maior de produtos financeiros e não financeiros por meio de integração dos sistemas Usend e Inter. Além de comercialização dos produtos para os norte-americanos, a novidade também chegará aos brasileiros.

"Os principais executivos, liderados pelo fundador e CEO, seguirão à frente da operação americana e liderarão a integração, bem como a expansão para mercados adjacentes como os de crédito e corretagem de valores, que estão nos planos do Inter para o território americano", explica a diretora-financeira e de relações com investidores do Inter, Helena Lopes Caldeira, pelo documento divulgado.

Usend opera há 16 anos

A Usend é uma empresa de tecnologia financeira, até então, do Grupo Pontual Money Transfer, com atuação no Reino Unido, no Canadá e no Brasil. A fintech está há 16 anos no mercado de câmbio e de serviços financeiros com diversas atividades, como remessa de dinheiro entre países. No mercado brasileiro, a Usend opera com uma subsidiária, a Usend Tecnologia e Serviços Financeiros.

Com uma base de mais de 150 mil clientes, a Usend tem licença para atuar como Money Transmitter, "Transmissor de Dinheiro" na tradução lideral, em mais de 40 estados norte-americanos. Entre os serviços ofertados estão wallet, cartão de débito, pagamentos de contas, compra de gift cards e recarga de celulares, dentre outras.

No Brasil, além de enviar dinheiro ao exterior, a Usend processa pagamentos para diversas plataformas, como Payoneer, Google, Airbnb, Hotmart, Taboola, Tripadvisor e Udemy.

Cotação do Inter - BIDI11

Em 14 de dezembro, após o anúncio da aprovação da aquisição da Usend, as units BIDI11 do Inter operavam com forte queda de 8,20% na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) até às 14h20min, com cotação de R$ 33,54.

As baixas acompanham as ações do Inter nas últimas semanas. Mesmo após a listagem na Nasdaq não ter saído bem, a companhia anunciou que continuará medindo esforços para estrear na Bolsa de Valores norte-americana.

Além disso, há expectativa devido ao evento Inter Investor Day que ocorre na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, quando serão apresentadas ao mercado as estretégias do banco digital e as projeções atualizadas.