O Inter (BIDI11), que tem planos para ir à Nasdaq, anunciou nesta sexta-feira, 27 de agosto, que comprou a fintech norte-americana Usend. Segundo o documento divulgado, o Conselho de Administração do Inter aprovou a negociação ontem (26), sendo que a outra parte é a Pronto Money Transfer Inc., sediada em Manhattan Beach, Califórnia.

Em expansão, o Inter está comprando 100% do capital social da Usend, levando uma base com mais de 150 mil clientes ativos. Entretanto, a transação ainda depende de ajustes finais, além de aprovação regulatória do Banco Central do Brasil, o Bacen, bem como de entidades regulatórias dos Estados Unidos. Os valores não foram anunciados.

Oferta de produtos no EUA e Brasil

Segundo a informação divulgada, após a finalização da compra da Usend, o Inter entrará no ramo financeiro dos Estados Unidos, aproveitando as atuais atividades da fintech e lançando novos serviços.

A estratégia é dar vida a um portfólio maior de produtos financeiros e não financeiros por meio de integração dos sistemas Usend e Inter. Além de comercialização dos produtos para os norte-americanos, a novidade também chegará aos brasileiros.

"Os principais executivos, liderados pelo fundador e CEO, seguirão à frente da operação americana e liderarão a integração, bem como a expansão para mercados adjacentes como os de crédito e corretagem de valores, que estão nos planos do Inter para o território americano", explica a diretora-financeira e de relações com investidores do Inter, Helena Lopes Caldeira, pelo documento divulgado.

Usend opera há 16 anos

A Usend é uma empresa de tecnologia financeira do Grupo Pontual Money Transfer com atuação nos EUA, no Canadá e no Brasil. A fintech está há 16 anos no mercado de câmbio e de serviços financeiros com diversas atividades, como remessa de dinheiro entre países. No mercado brasileiro, a Usend opera com uma subsidiária, a Usend Tecnologia e Serviços Financeiros.

Com uma base de mais de 150 mil clientes, a Usend tem licença para atuar como Money Transmitter, "Transmissor de Dinheiro" na tradução lideral, em mais de 40 estados dos Estados Unidos. Entre os serviços ofertados estão wallet, cartão de débito, pagamentos de contas, compra de gift cards e recarga de celulares, dentre outras.

No Brasil, além de enviar dinheiro ao exterior, a Usend processa pagamentos para diversas plataformas, como Payoneer, Google, Airbnb, Hotmart, Taboola, Tripadvisor e Udemy.