O investidor japonês Softbank, por meio de seu braço sediado nos Estados Unidos, LA BI Holdco LLC, adquiriu mais de 4,491 milhões de certificados de depósitos de ações (Units) do Inter, aumentando sua participação na empresa financeira para 15,01%.

Cada unit do Inter (BIDI11) é composta por uma ação ordinária (BIDI3) e dois papéis do tipo preferencial (BIDI4).

"O Softbank informou, ainda, que o objetivo da participação acionária acima mencionada é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa do Inter", explicou o Inter em 18 de outubro.

- Veja o documento sobre o investimento do Softbank no Inter.

Inter aproxima listagem na Nasdaq

Recentemente, o Inter realizou um passo importante a fim que entrar para o mercado financeiro dos Estados Unidos (EUA). Em 7 de outubro, foram contratados os assessores financeiros que irão liderar uma migração da atual base acionária do Inter para a futura Inter Platform Inc., que faz parte da reorganização societária anunciada há alguns meses.

Foram escaladas para a operação do Inter as instituições financeiras Bank of America, Bradesco BBI, J.P. Morgan e Itaú BBA.

A estratégia do Inter consiste em deslistar as ações e as units da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e levar os papéis para a Nasdaq, bolsa de valores dos EUA. Entretanto, aqui no Brasil a companhia ainda terá Brazilian Depositary Receipts (BDR's) lastreados em ações de emissão da Inter Platform na B3.

Após a ida do Inter para os EUA, o atual acionista poderá escolher se prefere receber os BDR's que ficarão na B3 em nome da nova companhia, ou se prefere remuneração em dinheiro proporcional à quantidade de ações em seu nome.

Cotação do Inter - BIDI11

Um dia após o anúncio de investimento recebido pelo Softbank, em 19 de outubro o Inter viu suas units BIDI11 caírem 6,79% na B3, encerrando o pregão com cotação de R$ 45,02.

Nesta quarta-feira, 20 de outubro, os papéis do Inter (BIDI11) já operavam em alta no início do pregão, de 1,67% até por volta das 10h05min, com cotação de R$ 45,77.

Apesar de queda de quase 25% nos últimos trinta dias, a BIDI11 acumula atualmente uma forte alta de 128,53% nos últimos doze meses, e de 37,20% em 2021. O Inter fechou o ano de 2020 com disparo de 113,92%.

Atualmente, as ações preferenciais e as units do Inter fazem parte do Índice Bovespa, que traz o desempenho das ações mais negociadas da B3. A participação total do banco no IBOV é de aproximadamente 1,2%.