O Inter, atualmente listado na bolsa de valores brasileira (B3) com as ações BIDI3, BIDI4 e as units BIDI11, está quase de malas prontas a caminho do mercado de capitais dos Estados Unidos (EUA).

Por meio de uma reorganização societária anunciada há alguns meses, o banco contratou em 7 de outubro os assessores financeiros que irão liderar uma migração da atual base acionária do Inter para a futura Inter Platform Inc. Foram escaladas para a operação as instituições financeiras Bank of America, Bradesco BBI, J.P. Morgan e Itaú BBA.

Esse é um passo importante que aproxima a ida do Inter a uma das maiores bolsas de valores do mundo, a Nasdaq, que negocia ações de empresas como Google e Amazon.

Com a constituição da nova companhia (Inter Plataform), o Inter deixará a B3 e listará suas ações nos EUA. Entretanto, segundo o documento divulgado, aqui na Bolsa de Valores do Brasil (B3) ainda ficarão os Brazilian Depositary Receipts (BDR's) lastreados em ações de emissão da Inter Platform.

Nessa semana foi realizado um encontro para deliberação da pauta. Segundo o Inter, "os estudos da Reorganização Societária foram concluídos e aprovados por unanimidade dos membros do Conselho de Administração".

Além disso, o Inter também informou que seu maior acionista não controlador, o Softbank, firmou com a companhia um acordo a fim de apoiar a reorganização societária.

Ações do Inter disparam na B3 após anúncio

Após sofrer fortes quedas nos últimos dias, as ações e units do Inter fecharam o pregão de 7 de outubro entre as maiores altas, com o anúncio de listagem nos EUA. A BIDI3 e a BIDI4 registraram saltos de 11,98% e 11,65% respectivamente. Por sua vez, a unit BIDI11 fechou o dia com disparo de 12,06%.

A BIDI11, unit composta por uma ação do tipo ordinária (BIDI3) e duas ações preferenciais BIDI4, operava em alta de 8,46% por volta de 13h47min desta sexta-feira, 8 de outubro, cotada a R$ 50,50 cada.

Os próximos passos do Inter

Segundo o documento divulgado pelo Inter, a reorganização societária, e consequente listagem das ações da Inter Platform nos EUA, ainda está tramitando e depende de algumas etapas, sendo elas:

  1. Aprovação da Reorganização Societária pelos acionistas do Inter em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que deve ser feita em breve;
  2. Declaração de efetividade pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) da declaração de registro (registration statement) arquivada pela Inter Platform antes da AGE Reorganização;
  3. Aprovação das Class A Shares para listagem junto à bolsa de valores nos Estados Unidos da América;
  4. Aprovação da listagem dos BDRs representando Class A Shares pela CVM e B3;
  5. Verificação, pelo Inter e pela HoldFin, de que o valor total a ser desembolsado para fins de pagamento da Opção Cash-Out (Desembolso) não excederá determinado montante, o qual será fixado oportunamente.

Sobre a situação dos atuais acionistas do Inter

O Inter prepara uma Reorganização Societária que consiste em incorporar todas as ações emitidas pelo banco junto à controladora direta Inter Holding Financeira, também chamada de "HoldFin".

Nesse processo, haverá uma "entrega aos atuais acionistas do Inter, inclusive titulares de units, de ações preferenciais obrigatoriamente resgatáveis de emissão da HoldFin (PNs Resgatáveis)", conforme o documento divulgado.

Com isso, o atual acionista do Inter poderá optar por receber os BDR's que estarão listados na B3 no momento; ou ainda por receber o montante, em reais, correspondente ao valor econômico por ação preferencial e/ou ordinária do Inter de que for titular, sendo a chamada "opção Cash-out". Essa remuneração será definida e anunciada pela convocação da AGE Reorganização.

- Veja o documento com os detalhes da Reorganização Societária do Inter.