A Méliuz (CASH3), empresa de tecnologia focada em cashback, anunciou um relatório com a prévia operacional do terceiro trimestre de 2021 (o 3T21) em 5 de outubro. Segundo o documento divulgado, a Méliuz registrou uma base com 20,8 milhões de usuários no período, o que representa aumento de 78% em relação ao terceiro trimestre de 2020 quando o total era de 9,1 milhões.

Além disso, a atual base de usuários significa um aumento de 2 milhões de contas abertas quando comparado com o segundo trimestre de 2021. Apesar dos crescimentos, a Méliuz explica que houve uma queda na média de aberturas de contas por dia, de 39 mil no segundo trimestre para 30 mil no 3T21.

"Essa redução foi consequência da estratégia anunciada durante a divulgação do resultado do 2T21 quanto à priorização do desenvolvimento do novo cartão Méliuz, cujo lançamento está previsto para janeiro de 2022. Desde essa tomada de decisão, que ocorreu no meio do terceiro trimestre, os investimentos esperados para a aquisição do cartão co-branded foram alocados em campanhas de marketing focadas no crescimento da vertical de shopping", explica a Méliuz.

Também segundo a empresa, que estreou na Bolsa de Valores em 2020, após o lançamento do novo App e do novo cartão Méliuz, espera-se que a quantidade de contas abertas por dia volte ao patamar do primeiro semestre de 2021, ou que até mesmo seja maior.

Por sua vez, os usuários ativos na plataforma da Méliuz somaram 9,5 milhões no terceiro trimestre deste ano (3T21), sendo um crescimento de 168% em relação ao mesmo período de 2020, e de 8% frente ao 2T21.

O melhor resultado de GMV da história

No terceiro trimestre de 2021 a Méliuz - sem considerar os resultados das empresas adquiridas no período - alcançou um volume de vendas (GMV) de R$ 1,1 bilhão, o que é "o melhor resultado da história em GMV, superando inclusive os valores do 4T20 quando ocorreu a última Black Friday", disse a companhia pelo relatório.

No resultado consolidado do 3T21, há ainda um GMV de R$ 291 milhões vindo da Picodi, e de R$ 49 milhões da Promobit, sendo então um GMV total de R$ 1,4 bilhão entre os meses de julho a setembro de 2021.

Segundo a prévia operacional divulgada, a Méliuz registra um GMV de R$ 4,5 bilhões nos últimos dozes meses contados a partir de setembro de 2021. Do total, R$ 3,8 bilhões foram gerados pela plataforma da empresa, enquanto R$ 642 milhões são atribuídos à Picodi, e R$ 81 milhões à Promobit.

Recorde de novos compradores

Na vertical de shoppings, a Méliuz registrou novamente um recorde no número de novos compradores no 3T21, de forma a superar a Black Friday do quarto trimestre de 2020.

Segundo a prévia operacional divulgada, houve um crescimento de 189% no número de novos compradores de shoppings no 3T21, em relação ao mesmo período de 2020.

Além disso, também sendo um recorde histórico, o total de compradores em shoppings saltou 79% nos últimos doze meses, conforme pode ser comparado no gráfico abaixo:

Créditos: Reprodução/Méliuz.
Créditos: Reprodução/Méliuz.

Com a Alter, Méliuz alcança 26 mil usuários de criptoativos

Além das empresas Picodi e Promobit, a Méliuz também adquiriu recentemente a empresa de pagamentos Alter, cuja negociação passou por aprovação de assembleia geral em 1º de outubro deste ano.

Apesar de os números da Alter somente vierem integrados ao balanço do quarto trimestre deste ano, a Méliuz anunciou pela prévia que sua base de usuários de criptoativos cresceu de 4 mil usuários no terceiro trimestre de 2020 (sem a Alter) para 26 mil no final de setembro de 2021.

"Atualmente, esses 26 mil usuários têm aproximadamente R$ 39 milhões sob custódia e movimentaram aproximadamente R$ 361 milhões durante o 3T21", explica a Méliuz.

- Veja a prévia operacional do 3T21 da Méliuz (CASH3) na íntegra.