A Locaweb (LWSA3) anunciou que nesta terça-feira, 5 de outubro, foi assinado um contrato para aquisição total da Squid Digital Media Channel, plataforma que oferece suporte para criadores de conteúdo, por um valor aproximado de R$ 176,5 milhões.

A negociação, que foi concluída envolve uma aquisição de 100% das quotas de emissão da Squid pela Locaweb. Agora a última analisa se a operação precisa passar por assembleia geral de acionistas, conforme determina a lei, ou não.

Segundo o documento divulgado, após a compra da Squid, a Locaweb cresce seu portfólio das linhas de social commerce e live commerce por meio da sinergia esperada com os atuais clientes, consolidando-se ainda mais no mercado.

"A Squid vem apresentando forte crescimento desde sua fundação. Atualmente sua base reúne mais de 100 mil influenciadores, que produziram mais de 300 mil conteúdos em 2021, que, por sua vez, geraram mais de 700 milhões de impactos. Sua receita anual recorrente (ARR) é superior a R$ 100 milhões, com crescimento de triplo dígito em 2021", explica a Locaweb.

Um pouco mais sobre a Squid

A Squid foi fundada em 2014 na capital paulista e hoje é uma das principais empresas do Brasil no segmento chamado Creators Economy. Com serviços tecnológicos e digitais, a Squid oferece uma plataforma que conecta influenciadores digitais e criadores de conteúdo às empresas e marcas que procuram por parcerias, essencialmente em projetos de publicidade, sendo uma atividade que ganhou ainda mais destaque em meio à pandemia de covid-19.

"Por meio do machine learning e uma robusta plataforma, a Squid automatiza todo o processo de identificação, recrutamento, gestão e pagamento de influenciadores digitais, unindo tecnologia e um time especializado, que ajuda marcas e empresas de todos os segmentos e tamanhos a impulsionarem o resultado de suas campanhas, aumentando, assim, a conversão de suas vendas", explica o documento divulgado pela Locaweb.

Os sócios e fundadores da Squid, Felipe Oliva e Carlos Tristan, permanecerão na empresa junto aos demais colaboradores após a conclusão da aquisição, assim como foi feito em outras negociações da Locaweb nos últimos meses.

Locaweb investe em expansão após IPO

A Locaweb estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em fevereiro de 2020 após concluir uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês). Desde então, a empresa fez uma série de aquisições para expansão.

Segundo os registros da Locaweb, só em 2021 um total de 11 aquisições de empresas tramitaram a partir de janeiro, sendo elas:

  1. Vindi Tecnologia e Marketing;
  2. Social Miner Internet;
  3. Connectplug Desenvolvimento de Softwares;
  4. Credisfera Serviços Financeiros;
  5. Dooca Commerce;
  6. Samurai Experts Holding
  7. Bling;
  8. Pagcerto
  9. Octadesk;
  10. Bagy Soluções de Comércio Digital;
  11. Squid.