A poupança ainda é um dos métodos mais tradicionais para guardar dinheiro. Caso você esteja pensando em abrir a sua, primeiramente deve-se pesquisar as vantagens e desvantagens oferecidas a cada instituição financeira. Confira abaixo.

Como funciona a conta poupança do Santander?

Funcionalidade

O Santander oferece apenas um tipo de conta poupança para seus clientes, e não exige que eles sejam correntistas do banco para solicitá-la.

Com a conta poupança Santander, o cliente tem direito aos serviços de:

  • 2 saques no caixa eletrônico por mês;
  • 2 transferências por mês para contas do Santander;
  • 2 extratos no mês;
  • Cartão com a modalidade de débito para realizar movimentações na conta;
  • Consultas online gratuitas e ilimitadas.

Rendimento da poupança

O cálculo do rendimento mensal da poupança Santander é feito baseado na taxa Selic, assim como as outras contas poupança de outras financeiras.

Quando ela está igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% dessa taxa + TR (taxa referencial).

Por exemplo: se a taxa Selic estiver em 2% e a TR estiver zerada, o rendimento será de cerca de 0,12% ao mês.

Segurança

A poupança é considerada uma das melhores seguradoras para aplicar o seu dinheiro, pois seus usuários contam com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Esse, possui a função de proteger titulares de crédito de eventuais riscos em operações realizadas junto a instituições financeiras, nesse caso, o Santander.

Abertura de conta

Para os correntistas do banco Santander, é possível contratar a conta poupança fazendo um Depósito Programado em Poupança (DPP).

Ao solicitar o serviço, o valor pelo qual você escolheu é transferido para a poupança todo mês. Essa opção é vantajosa para pessoas que não conseguem guardar dinheiro por conta própria.

A transferência pode ser feita pelo Internet Banking, caixa eletrônico, central de atendimento, aplicativo Minha Conta ou em uma agência Santander.

Para os não-correntistas, é necessário comparecer em uma das agências do banco Santander, com os seguintes documentos:

  • CPF (cópia e original);
  • RG (cópia e original);
  • Comprovante de residência atual (cópia e original);
  • Comprovante de renda (não obrigatório).

Menores de idade

Para as crianças e adolescentes menores de idade, também é possível abrir uma conta poupança no banco Santander. Essa pode ser uma maneira dos pais ou responsáveis irem adquirindo um valor para o futuro do dependente.

Para esse caso, é exigido que os pais ou responsáveis legais apresentem toda a documentação acima citada para abertura de conta, junto da certidão de nascimento ou documento de identidade (RG) da criança/adolescente.

Além disso, essa pessoa será responsável por qualquer movimentação na conta até que o titular se torne maior de idade.

A conta poupança do Santander vale a pena?

A conta poupança pode ser uma ótima opção para pessoas que querem guardar dinheiro e não pretendem fazer muitas movimentações financeiras. Além de segura, ela faz o seu dinheiro render.

Porém, o rendimento da poupança é baixo quando comparado a outras aplicações.