O IPVA é um dos primeiros impostos que começam a ser cobrados. Com a chegada de 2024, os motoristas de veículos já começam a se preparar para fazer o pagamento do tributo. Mas o pode acontecer se resolver não pagar o IPVA? Eu posso perder meu carro? Abaixo está tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

IPVA 2024: O que acontece se eu não pagar o imposto?

Se o proprietário do veículo resolver não pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, poderá sofrer duras penalidades. Essas penalidades vão de multas e perda de pontos na CNH, até a retenção do veículo e inclusão do nome no SPC. Mas sem dúvida, uma das maiores consequências geradas pelo não pagamento do IPVA é a questão de licenciamento anual do veículo.

Lembrando que o valor do IPVA varia conforme o modelo e ano de fabricação do veículo. Além disso, é um imposto obrigatório. Caso o dono do automóvel não pague o imposto, ele ficará impossibilitado de emitir o licenciamento, tornando o veículo irregular. Com o possante estando irregular, ele pode ser apreendido e o condutor pode acumular diversas multas e pontos na carteira de motorista. Como se não bastasse isso, o condutor ainda pode ter seu nome sujo na praça.

Devemos salientar que a apreensão do veículo não está diretamente ligada ao não pagamento do IPVA, mas essa irregularidade que acarreta as outras consequências.

Parcelamento do IPVA é a melhor opção

Para aqueles que não possuem o dinheiro para fazer o pagamento do IPVA, a melhorm opção acaba sendo o parcelamento do imposto. Mesmo que o pagamento à vista ofereça desconto, muitas vezes pode não ser tão vantajoso.

Por exemplo, em alguns estados, como São Paulo, o desconto para pagamento à vista do IPVA é de 3%. Contudo, o contribuinte tem a opção de investir o valor total que seria destinado ao IPVA e retirar os recursos mensalmente para efetuar os pagamentos parcelados. Dependendo da rentabilidade do investimento, essa estratégia pode ser mais vantajosa do que optar pelo desconto oferecido para o pagamento à vista.

Assim, é fundamental estar atento ao prazo de quitação do IPVA e avaliar a maneira mais adequada de realizar o pagamento, prevenindo-se assim contra multas e outras penalidades.