Na acirrada competição entre bancos digitais, o Itaú lançou recentemente sua nova conta digital, o iti Itaú, oferecendo uma série de vantagens, incluindo rendimento de 100% do CDI, cartão de crédito sem anuidade e negociação de criptomoedas. No entanto, a mudança não foi apenas na oferta de serviços; o banco também decidiu renovar sua identidade visual.

Ao comemorar seus 100 anos, o Itaú lançou uma expressão de marca e um conceito institucional chamado "Feito de Futuro". No entanto, a mudança chamou a atenção nas redes sociais, pois o novo logo, com predominância do laranja, se assemelha notavelmente ao do Banco Inter.

Veja a comparação abaixo:

Créditos: Canva
Créditos: Canva

Claro que o banco Inter não ficou de fora e entrou na brincadeira. Confira a portagem no X, antigo Twitter:

Resposta do Itaú

O Itaú respondeu às comparações destacando que utiliza a cor laranja em sua identidade há 40 anos, citando grandes nomes que contribuíram para a construção da marca. Apesar das brincadeiras nas redes sociais, a mudança no visual tem um propósito sério.

O Itaú, um dos maiores bancos do Brasil, busca reforçar sua imagem de inovação e capacidade de transformação. Ao longo dos anos, o banco foi pioneiro em várias iniciativas revolucionárias no setor bancário, desde o lançamento do primeiro caixa eletrônico em 1983 até a adoção de tecnologias como computação quântica e inteligência artificial.

Nova identidade visual

A nova identidade visual, após 22 meses de trabalho e colaboração com especialistas, destaca a relevância histórica do laranja, introduzindo tons de azul para identificar diferentes segmentos do banco. O símbolo da pedra, que representa o significado tupi-guarani de "Itaú" (pedra preta), também foi retrabalhado para uma forma mais orgânica e fluida.

Além da mudança visual, as comemorações do centenário do Itaú contarão com uma campanha publicitária estrelada por ninguém menos que a cantora Madonna, acompanhada por outras personalidades inspiradoras, como Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta. A estratégia visa não apenas renovar a imagem do banco, mas também celebrar sua longa trajetória e impacto na sociedade brasileira.

Veja o vídeo de divulgação da nova campanha do Itaú Unibanco: