Durante 2021, o Brasil alcançou um novo recorde de financiamentos imobiliário. Além disso houve um aumento nas vendas de casas e de apartamentos pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida).

Em suma, muitas pessoas das classes C e D aproveitaram o crédito baixo, bem como as condições facilitadas para comprar o primeiro imóvel. Durante o mesmo período, foram vendidas 126,4 mil unidades pelo programa. O número é 3,5% (4,2 mil) maior que em 2020.

Entretanto, depois desse aumento, o sonho da casa própria está mais distante para as famílias com rendas mais baixas neste começo de 2022. Já para outros, a casa própria virou um pesadelo.

Juro alto tira o poder de compra

Em suma, o aumento do juro, mesmo que seja para quem se enquadra no programa, é capaz de comprometer o valor financiado pelo banco. Inclusive, pode inviabilizar a compra.

As vendas do projeto Casa Verde Amarela, direcionadas para quem ganha até R$ 7 mil por mês, representaram 48% de todas as vendas de imóveis de 2021. Isso significa que, quase metade das pessoas que compraram casa em 2021, conseguiram financiar pelo programa.

Os maiores clientes das construtoras pesquisadas foram os jovens entre 25 e 38 anos, solteiros e comprando o seu 1º imóvel. Além disso, as construtoras com foco em casas e apartamentos direcionados para o programa social, também foram beneficiadas.

Exemplo disso, é a Vitale Construtora, que tem foco nos empreendimentos para a Casa Verde Amarela no Rio de Janeiro, teve um aumento de 50% nas vendas entre os anos de 2020 e 2021. De acordo com Philippe Martin, gerente comercial da construtora, a empresa estimava elevar as vendas em 20%, e se impressionou com o aumento repentino.

"Estava fácil para o consumidor pegar crédito. E, por ser uma empresa familiar, conseguimos diminuir a nossa margem e fazer um valor que os clientes pudessem pagar. As outras empresas têm uma estrutura muito maior, a gente consegue fazer a operação virar com menos custo", conta Martin.

Ademais, Sheila Ferreira, gerente comercial da incorporadora Rio8, encerrou 2020 zerando as unidades de um empreendimento. Os negócios foram feitos online, com clientes fechando contrato com assinatura digital e sem nem terem visitado o imóvel. O seu principal lançamento de 2021, foi 50% vendido em apenas um dia.