A temporada de resultados do segundo trimestre deste ano (2T21) aproxima-se do fim e com ela os investidores e analistas terão em mãos dados sobre os desempenhos das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) no período - e também no primeiro semestre.

Dentre tantos balanços, o Poupar Dinheiro selecionou para esta matéria os resultados da Via (antiga Via Varejo - VVAR3), que agora passa a ser negociada na B3 pelo código VIIA3, e da Magalu (MGLU3) - ambas gigantes do varejo, que foram beneficiadas por vendas online no 2T21, bem como passaram pelo período com resultados positivos. Confira!

Magalu vende 60% a mais no 2T21 e reverte prejuízo

O Magazine Luiza, ou Magalu (MGLU3), registrou vendas totais de R$ 13,74 bilhões no segundo trimestre do ano (2T21), o que representa uma alta de 60,5% em relação ao mesmo período de 2020. Esse resultado trata-se das vendas de produtos realizadas tanto nas lojas físicas do Magalu quanto nas plataformas digitais. Quando comparado com o segundo trimestre de 2019, a alta é de 139%.

Com os bons resultados, o Magalu teve um lucro líquido ajustado de R$ 89,1 milhões no 2T21, assim revertendo o prejuízo de R$ 62 milhões registrado no segundo trimestre de 2020. No primeiro semestre de 2021 (1S21), a varejista também reverteu prejuízo, obtendo um lucro líquido ajustado de R$ 170,6 milhões nos primeiros seis meses deste ano.

O grande destaque do Magalu foram as vendas online, que totalizaram quase R$ 10 bilhões no 2T21, sendo um aumento de 46% em relação ao segundo trimestre de 2020, e de 313% frente ao 2T19, quando não havia pandemia de covid-19.

Não ficando para trás, as vendas nas lojas físicas do Magalu totalizaram R$ 4 bilhões no 2T21 em um forte crescimento de 111%. Pelo relatório, o Magalu destaca que o resultado veio mesmo com parte das portas fechadas em abril.

Após cair 50,9% no 2T20, as vendas nas mesmas lojas físicas cresceram forte 102% no 2T21. Enquanto a participação do e-commerce nas vendas totais chegou a 71,6% ante 78,5% no mesmo trimestre de 2020.

O Magalu mostra-se em expansão. Nos últimos meses, a companhia realizou diversas aquisições, sendo que a maior delas foi o e-commerce brasileiro KaBuM!, focado em produtos de tecnologias e do mundo gamer. Além do mercado digital, o crescimento da gigante também acontece em lojas físicas, visto que no final do primeiro semestre de 2021 a base de lojas cresceu 183 unidades em relação a 2020, para 1.339.

Fonte: 2T21
Destaques financeiros e operacionais da Magalu no 2T21 divulgados em 12 de agosto. - Fonte: RI/Magazine Luiza.

Via lucra R$ 132 mi no 2T21; vendas digitais saltam 35%

A Via, dona da Casas Bahia, Extra e do Ponto, registrou fortes resultados. Segundo o relatório divulgado em 11 de agosto, a Via (VVAR3/VIIA3) teve um lucro líquido de R$ 132 milhões no 2T21, sendo um crescimento de 103% em relação ao mesmo período de 2020.

No primeiro semestre de 2021 (6M21), o lucro líquido da Via foi de R$ 312 milhões, o que representa uma forte alta de 300% frente aos primeiros seis meses de 2020.

No relatório, companhia de varejo destaca o ótimo desempenho das vendas digitais, que totalizaram um saldo bruto de R$ 7,461 bilhões no segundo trimestre de 2021, o que significa um aumento anual de 35,7%.

Além disso, no primeiro semestre do ano, as vendas digitais brutas chegaram a R$ 13,2 bi com crescimento de 62,6% em relação ao período de janeiro a junho de 2020.

Fonte: RI/Via.
Resultados da Via no segundo trimestre e no primeiro semestre de 2021. - Fonte: RI/Via.