As ações do Méliuz (CASH3) estão entre as que mais vêm registrando queda nessa segunda-feira, 16 de agosto. Elas iniciaram o dia custando cerca de R$ 55,80 cada e por volta das 14 horas elas já estavam custando R$ 50,58 cada, 9,54% a menos.

Essa queda se dá em um dia de queda no Ibovespa, mas também coincidiu com a divulgação dos resultados trimestrais da companhia, que aconteceu na manhã de hoje, dia 16. Segundo o relatório, a companhia registrou um prejuízo de R$ 4,6 milhões, o que desagradou aos investidores.

Vamos ver alguns detalhes dos resultados 2T21 da Méliuz:

Clientes em crescimento constante

A startup brasileira conhecida por seus cupons de desconto de lojas online registrou um aumento de 87% no número de contas abertas no 2T21 de forma que ela encerrou o período contando com 18,8 milhões de contas em sua plataforma. Em relação ao 1T21, foram 14,6% de aumento, ou seja, 2,3 milhões a mais. Nos últimos 12 meses, a companhia praticamente dobrou a sua base de usuários, saindo de 10 milhões no 2T20 para 8,8 milhões deles ativos.

A companhia também teve, pela primeira vez em sua história, o registro recorde de novos compradores fora do mês de novembro, mês em que, em geral, a empresa costuma conquistar muitos clientes em função da Black Friday. Dessa vez, maio e junho foram os meses com mais novos compradores. "Estamos otimistas em manter nosso nível de engajamento com esses novos compradores, dada nossa experiência em retenção de usuários", disse a companhia.

Vendas

A Méliuz fechou o 2T21 com R$ 1,1 bilhão em volume de vendas, sendo R$ 905 milhões referentes ao Brasil e R$ 239 milhões em operações internacionais. "Esse valor foi 128% maior que no 2T20, quando atingimos o volume de R$ 515 milhões", ressaltou a empresa.

Em relação a essas operações internacionais, a Méliuz destacou ainda que no 3T21 dará início à implemetação da estratégia de rentenção de usuário Picodi. "Inicialmente, vamos atuar em fase de testes, em apenas 9 dos 44 países em que a empresa está presente, usando features como o cashback. Nesse primeiro momento, nosso objetivo é entender a dinâmica do mercado nesses países e o perfil dos clientes da Picodi para então entrar de forma mais ativa em um determinado país ou nicho de mercado", explicou.

Cartão Méliuz

O cartão Méliuz também foi um destaque do período. Foram 1,5 milhão de solicitações ao longo do 2T21, o que resultou em um total de 6 milhões de clientes do cartão co-branded. Além disso, a Méliuz disse estar focada no desenvolvimento de um novo cartão, que deve ser lançado no início de 2022 e que promete uma experiência "totalmente redesenhada e completa junto ao nosso aplicativo".

Desempenho financeiro

Em relação à receita líquida, a companhia registrou uma alta de 120%, com um total de R$ 54,5 milhões. Segundo a Méliuz esse é um reflexo da entrada da Picodi (em março de 2021), da Promobit e do Melhor Plano (em maio de 2021), que estão ligados a cerca 37% desse crescimento.

Por outro lado, as despesas operacionais da empresa também cresceram bastante. Passando de R$ 47,4 milhões no 1T21 para R$ 62,5 milhões no 2T21. A justificativa é um aumento nas despesas de pessoal (em R$ 5,1 milhões) e nas despesas com cashback (de R$ 3,4 milhões), além de despesas com marketing e com software.

O Ebitda da empresa foi de R$ 7,2 bilhões negativos, "principalmente devido a itens extraordinários que somaram R$ 4,8 milhões no trimestre". Mas ainda assim, mesmo que desconsiderados os itens extraordinário, o Ebitda da empresa fecharia o trimestre em R$ 2,4 milhões negativos.

Veja na íntegra o relatório de resultados da Méliuz referente ao 2T21.