R$ 90 milhões em Receita Líquida. Esse foi um dos dados apresentados pela Méliuz, dona das ações CASH3 negociadas na bolsa de valores, relacionados ao primeiro trimestre de 2022. A companhia divulgou seu relatório nessa segunda-feira, 9 de maio, após o fechamento do mercado.

Essa receita líquida representa um crescimento de 74% na comparação com o mesmo período de 2021. Também foram R$ 73 milhões de receita líquida só no quesito shopping Brasil, uma alta de 83% em relação ao 1T21.

Segundo o CEO da empresa, Israel Salmen, esse é o melhor momento vivido pela empresa.

"Hoje, o Méliuz se encontra em uma posição que, eu diria, nunca esteve: altamente preparado, com um time de mil funcionários prontos para atuar em cada frente, features e novos serviços; com um ótimo produto - o melhor que já tivemos -; e com R$ 500 milhões em caixa. Estamos atentos ao cenário macroeconômico e, por consequência, sabemos da importância em manter a Companhia saudável financeiramente e com um caixa robusto. Seguiremos controlando os gastos sem deixar de investir em produtos e features que vão gerar valor no longo prazo, com crescimento e eficiência andando lado a lado.

Abaixo, veja mais detalhes do trimestre da companhia.

Vendas

A companhia encerrou o 1T22 com um GMV consolidado de R$ 1,6 bilhão, 66% acima do 1T21, quando foi registrado R$ 1 bilhão. Desse R$ 1,6 bilhão, R$ 1,3 bilhão é referente ao Méliuz, R$ 197,7 milhões é referente ao shopping internacional e R$ 43,2 milhões à Promobit.

Em relação ao número de novos compradores, a Meliuz teve um crescimento de 62% em relação ao 1T21. No total, foram 61% mais compradores na mesma comparação.

Créditos: Reprodução/Méliuz
Créditos: Reprodução/Méliuz

Méliuz Nota Fiscal

As ofertas ativadas no 1T22 atingiram 6,6 milhões, um crescimento de 1.017% em relação ao 1T21 e 23% em relação ao 4T21. O número de usuários ativando ofertas foi de 318 mil usuários, 129% a mais que no mesmo período do ano anterior. Neste trimestre, o volume captado de registros de itens vendidos nas notas fiscais foi de 33 milhões, um crescimento de 256% contra o 1T21 e 11% em relação ao 4T21.

Base de usuários

A companhia finalizou o 1T22 com um total de 23,6 milhões de contas abertas no Méliuz, um
crescimento de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando eram 16,4 milhões. Já em comparação ao 4T21, houve um aumento em 1,2 milhão na base.

Nos últimos 12 meses, findos em 31 de março de 2022, a Méliuz atingiu s um total de 8,6 milhões de usuários ativos. O número de usuários ativos apresentou crescimento de 1,5 milhão frente ao mesmo período do ano anterior (últimos 12 meses findos em 31 de março de 2021).

Em relação ao 4T21 houve uma redução, que já era esperada segundo a companhia, de 800
mil em comparação ao 4T21 (12 meses findos em 31 de dezembro de 2021), "devido principalmente ao término do contrato referente ao cartão de crédito co-branded e o fim das campanhas de aquisição de usuários focada nesse produto".

Outros detalhes do desempenho financeiro

O Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) da Méliuz foi negativo em R$ 17,1 milhões no 1T22, uma melhora de 67% em relação ao 4T21.

Já a margem Ebitda ajustado atingiu % nos três primeiros meses do ano, alta de 4 p.p. frente a margem registrada em 1T21.

O lucro bruto, por sua vez, foi de R$ 6,7 milhões no primeiro trimestre de 2022, uma elevação de 31,3% na mesma etapa de 2021. A margem bruta foi de 30% no 1T22, uma redução de 5 p.p. na comparação com igual etapa de 2021.

As despesas operacionais somaram R$ 108,9 milhões no 1T22, uma redução de 28% em relação ao quarto trimestre de 2021.

- Clique aqui para acessar o relatório completo da Méliuz sobre seu 1T22.