A ação da cervejaria Ambev (ABEV3) foi uma das que mais se sobressaiu na bolsa nos últimos pregões. A valorização vem sendo impulsionada pela alta de 8,2% nas vendas no acumulado do ano, conforme o balanço da Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar), que também mostrou um crescimento de 35% em agosto frente a julho de 2020.

A Confenar disse que os distribuidores do setor começaram a focar nos pequenos e médios varejistas, como uma resposta à pandemia da covid-19 que balança o mercado. Com um acumulado negativo de -31,49% em 2020, a ABEV3 já mostra leve alta de 3,9% neste mês.

3º trimestre deve vir com bons resultados

A notícia de que os volumes de cerveja apresentam tendência de alta, com destaque para julho e agosto, também veio de executivos da Ambev em setembro e tem causando otimismo no mercado financeiro. Para a corretora Guide Investimentos, esses indícios de recuperação trarão bons retornos à Ambev nos próximos meses.

"O mercado de bebidas foi brutalmente impactado pela covid-19, tendo encolhido 6,3% no acumulado de janeiro a julho, de acordo com dados do IBGE. No entanto, a Ambev e Heineken informaram recentemente a expectativa de aquecimento do mercado nos próximos meses, com abertura de bares e restaurantes e redução do isolamento social. A Ambev então é duplamente beneficiada por conta da Confenar, que está revendendo seus produtos de maneira mais acelerada", explicou a Guide em relatório.

De outro lado, o banco suíço Credit Suisse também deu seu parecer otimista sobre a Ambev no dia 14 de setembro. Para a analista do banco, Marcella Recchia, a empresa possui quatro fatores que têm o potencial de alavancar suas margens, sendo elas:

  • Volumes crescentes de vendas, principalmente de embalagens retornáveis;
  • Avanço do crescimento de vendas do segmento core-plus;
  • Inovação da margem além do portfólio de cerveja;
  • Investimentos em tecnologia para aumentar a eficiência nas vendas.

Mesmo que de forma restritiva, alguns estabelecimentos de lazer (como bares e restaurantes) começam a voltar gradualmente em algumas regiões do país criando uma flexibilização do isolamento social e isso pode dar mais uma ajuda à Ambev.

Vale dizer que a divulgação dos resultados da companhia referentes ao terceiro trimestre de 2020 (3T20) está marcada para o dia 29 de outubro.