Depois da realização de uma vistoria, o Ministério Público Federal (MPF) disse que a Minerva Foods (BEEF3) alcançou 100% de conformidade socioambiental em razão de algumas práticas que foram adotadas pela empresa recentemente. A vistoria se deu, a fim de verificar o cumprimento de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da pecuária no Pará.

O TAC foca em aspectos legais, ambientais e sociais envolvidos na atividade pecuária, exigindo que as indústrias produtoras de proteína verifiquem se as propriedades com as quais negociam seguem em conformidades com critérios e leis socioambientais e esse foi o terceiro ciclo de auditorias. Elas iniciaram em 2018, aconteceram novamente em 2019 e em 2020.

De acordo com o relatório do MP, um total de 16 empresas foram auditadas e a Minerva figurou entre aquelas que alcançaram a totalidade da conformidade com as normas pré-estabelecidas. Veja a imagem abaixo.

Créditos: Reprodução/MP
Créditos: Reprodução/MP

Dessa forma, a Minerva volta, na verdade, ao patamar da auditoria realizada em 2018, quando ela já havia registrado 0% de inconformidades. Em 2019, foram registrados 0,26% de situações inconformes em relação à empresa.

A auditoria do MPF é a principal ferramenta pública de transparência sobre as práticas de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela foi realizada em parceria com a ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

Minerva comemora resultado

Líder na América do Sul em exportação de carne bovina, a Minerva comemorou o resultado destacando que foi a "única companhia dentre os grandes players do setor a alcançar essa excelente performance". Deste modo, a companhia disse estar reforçando mais uma vez o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia agropecuária.

Veja o que mais ela disse:

"Os compromissos firmados pela Minerva Foods contribuem para a não comercialização de matéria-prima proveniente de áreas com desmatamento ilegal, grilagem, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas e quilombolas, ou sem regularização ambiental ou fundiária. A nova conquista confirma não só as boas práticas de sustentabilidade da Minerva Foods, mas também reitera seu compromisso com a Pecuária Sustentável".

Mas o que a companhia está fazendo para isso?

De acordo com as informações divulgadas pela Minerva, a companhia é a primeira e única empresa do setor a utilizar sistemas de informações geográficas em todas as regiões no Brasil e no Paraguai, com pioneirismo no monitoramento de fornecedores no Cerrado e no uso de tecnologias para avaliar riscos das fazendas fornecedoras indiretas. Hoje, soma mais de 14 milhões de hectares analisados entre o Brasil e o Paraguai.

"No Brasil, 100% de compras realizadas pela Minerva Foods são monitoradas nas regiões da Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, por meio de mapas georreferenciados de fazendas fornecedoras diretas, garantindo o cumprimento de rigorosos critérios socioambientais por parte de seus parceiros comerciais", explica a empresa.

Como resultado disso, ela vem alcançando boas práticas ESG, e como sabemos, o mundo está de olho nas empresas, a consciência ambiental vem falando mais alta nos últimos anos e os investidores mais jovens, inclusive, costumam levar muito em consideração esses fatores na hora de aplicar seu dinheiro.