A Via Varejo (VVAR3), detentora das redes de lojas Casas Bahia, Pontofrio, entre outras, resolveu repaginar a sua identidade e também a do Pontofrio. Ambas passam a se chamar agora Via e Ponto :>, conforme anúncios feitos recentemente.

O objetivo dessas mudanças, de acordo com os comunicados, é atualizar as marcas já pensando no futuro. Em relação à Via, além da nova marca, também há uma nova assinatura: "Imagine Caminhos"

A marca também ganha novas cores e tipografia mais modernas, que remetem a empresa do futuro que a Via quer ser, focando em tecnologia, por exemplo. A companhia ressalta, porém, que não pretende deixar de lado as tradições, como a de ser uma empresa que realiza os sonhos de milhares de brasileiros.

Segundo a Via, tirar do nome o "varejo" também pretende mostrar um novo posicionamento, que visa reforçar a estratégia da companhia de ser reconhecida como a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem.

"Já estamos olhando para o futuro. A Via de hoje não é a mesma de ontem e também não será a Via de amanhã. Vamos buscar inovação o tempo todo. Esses movimentos pelos quais estamos passando na companhia reforçam todo esse comprometimento e trabalho", conta o CEO da Via, Roberto Fulcherberguer.

A Ponto :>

Já em relação à rede Pontofrio - agora Ponto :> - o objetivo é ser mais descontraído e caminhar rumo a uma inovação, focando sobretudo em tecnologia também. A marca pretende passar uma ideia de bom humor e sobretudo de "ir direto ao ponto", rompendo com o óbvio por meio de comunicação digital simples e divertida.

A nova identidade visual da antiga marca Pontofrio, agora Ponto :>. Créditos: Divulgação/Via
A nova identidade visual da antiga marca Pontofrio, agora Ponto :>. Créditos: Divulgação/Via

O comunicado também ressalta que "essa é uma mudança muito importante no Pontofrio. Uma marca com 75 anos, querida pelos clientes, extremamente reconhecida e valorizada, pioneira nas redes sociais e que sempre transmitiu inovação. Demos um grande salto, a marca ficou mais jovem, mais moderna e inovadora. E também trouxe mais protagonismo a uma personalidade descontraída, divertida, bem-humorada e focada no digital". Essa fala é atribuída a Ilca Sierra, diretora de marketing e marca da Via Varejo.

Para efetivar a mudança, a companhia repaginou todas as cerca de 160 lojas do Brasil e reinaugurou todas elas com uma nova fachada e também com um interior reformado, contando agora com as novas cores e novo material gráfico.

Além disso, todos os colaboradores também já receberam uniformes e crachás com a nova identidade visual e tanto o aplicativo quanto o site da marca já contam com os novos layouts.

Veja na íntegra os comunicados divulgados a respeito das modificações.