A empresa de telefonia Oi - dona das ações OIBR3 e OIBR4 - adiou pela segunda vez sua apresentação de resultados referentes ao quarto trimestre de 2021 (4T21). Primeiro, a apresentação seria no dia 29 de março, depois ela foi passada para 27 de abril e ontem, dia 27, a empresa informou que agora isso deve acontecer no dia 4 de maio.

A justificativa apresentada pela empresa para essas alterações é a da movimentação que se deu em função da aprovação da alienação das UPI Ativos Móveis para TIM S.A., a Telefônica Brasil S.A. e Claro S.A. Em função de vários acontecimentos recentes que se deram ela precisará de mais tempo para verificar todos os dados e divulgá-los com precisão.

Veja abaixo mais detalhes da justificativa apresentada.

Adiamento da divulgação 4T21

Veja abaixo um trecho da nota divulgada pela Oi:

"Como divulgado aos acionistas e ao mercado, ao final do mês de janeiro e em meados do mês de fevereiro de 2022, foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE a alienação da UPI Ativos Móveis, o que permitiu à Oi dar continuidade à segregação de ativos para as três SPEs, que integram a UPI Ativos Móveis, necessária à conclusão da alienação da referida UPI.

Em 20 de abril de 2022 ocorreu o fechamento da alienação da UPI Ativos Móveis às Compradoras, TIM S.A., a Telefônica Brasil S.A. e Claro S.A, que foram vencedoras do procedimento competitivo realizado em 14 de dezembro de 2020, em conformidade com o Aditamento ao Plano de Recuperação Judicial.

Adicionalmente, como também já divulgado, em outubro de 2021, foi celebrado o Acordo de Investimento relativo à alienação do controle da UPI InfraCo, cuja aprovação pelo CADE foi obtida no próprio mês de outubro, mas que ainda está sujeita à aprovação pela ANATEL.

Neste contexto, em virtude principalmente de:

  • a complexidade dos trabalhos de segregação de ativos nas três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis, incluindo a necessidade de elaboração de suas demonstrações financeiras, na data base de fevereiro de 2022;
  • a necessidade de obtenção de pareceres dos auditores independentes para as demonstrações financeiras das três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis; bem como
  • os impactos da venda da UPI Ativos Móveis e da venda do controle da UPI InfraCo nos trabalhos de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia, e, consequentemente, no parecer dos auditores independentes com relação às demonstrações financeiras da Oi, a Companhia informa que será necessário mais tempo que o inicialmente estimado para a conclusão dos trabalhos e comunica a nova data da divulgação de suas demonstrações financeiras relativas ao exercício social de 2021, do dia 27 de abril de 2022 para o dia 04 de maio de 2022, visando finalizar o fechamento de suas demonstrações financeiras e obter o parecer dos auditores independentes, de modo a garantir, considerando todos os eventos supra citados, a divulgação de informações precisas, consistentes e completas aos acionistas e ao mercado.

A Companhia reitera que a conclusão tempestiva das alienações da UPI Ativos Móveis e do controle da UPI InfraCo são etapas fundamentais para a implementação das operações e cumprimento das obrigações previstas no Plano de Recuperação Judicial da Oi e está em linha com a execução do seu Plano Estratégico de transformação.

Conferência de apresentação no dia 05/05

Após a divulgação dos relatórios, no dia 4 de maio, no dia 5 de maio haverá a conferência de apresentação e discussão dos resultados do 4T21 da companhia. O áudio original da transmissão será em inglês com tradução simultânea para o português, e ocorrerá às 11h (Brasília).

Assembleia acontece nessa sexta, dia 29

A companhia destacou ainda em seu comunicado que a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da companhia será realizada, em primeira convocação, no dia 29 de abril de 2022, conforme Calendário Anual de Eventos Corporativos divulgado pela Companhia.

A AGO terá como ordem do dia a tomada de contas dos administradores relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2021, a eleição de membros efetivos do Conselho Fiscal e respectivos suplentes, e a fixação da verba global anual da remuneração dos administradores e dos membros do Conselho Fiscal.

Ainda segundo a Oi, o exame, discussão e votação das demonstrações financeiras serão deliberados em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser convocada após a conclusão e divulgação das demonstrações financeiras auditadas relativas ao exercício de 2021.

Indicadores financeiros

Em razão do adiamento da divulgação das demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2021, para garantir a estabilidade das expectativas do mercado, a companhia reitera os indicadores financeiros chave de seu resultado de 2021:

Créditos: Divulgação/Oi
Créditos: Divulgação/Oi