Desde a segunda quinzena de agosto as pessoas que utilizam o sistema bancário brasileiro contam com algumas novas funcionalidades trazidas pelo Open Banking, que teve a sua segunda fase iniciada.

Nesse novo sistema coordenado pelo Banco Central (BC), o cliente pode compartilhar seus dados bancários com outras instituições financeiras. Mas para aderir ao sistema, esse cliente precisa autorizar esse compartilhamento.

Nesse artigo vamos te mostrar como é possível aderir ao Open Banking e como cancelar esse compartilhamento de dados, caso você mude de ideia. Vamos lá?

Como aderir ao Open Banking?

A adesão ao Open Banking deve ser por meio dos canais digitais, como sites e aplicativos das instituições financeiras, como bancos, fintechs e cooperativas participantes.

Não existe um site ou aplicativo específico para realizar o cadastro. Também não há a possibilidade de se dirigir até uma agência bancária para tal modalidade. Tudo é feito online, podendo ser pelo notebook, celular ou tablet, acessando esses canais digitais e contratando o produto ou serviço financeiro.

Assim, a instituição pergunta se existe interesse em compartilhar suas informações e histórico de transações com outra instituição participante do sistema Open Banking.

De acordo com o Banco Central, só é possível a adesão do compartilhamento dos dados com a autorização do cliente, e com um prazo específico. Se o cliente está em busca de empréstimo bancário, deve ser definida essa modalidade para o compartilhamento dos dados.

O prazo também é definido pelo cliente, podendo ser 12 meses o prazo máximo. Caso o cliente queira continuar com o serviço, ele deverá realizar uma nova autorização, da mesma maneira que fez a anterior.

A autorização é feita em três etapas

  1. Consentimento: no momento em que o cliente acessa o site ou aplicativo da instituição financeira, aceita que seus dados sejam compartilhados, clicando em um botão específico para aderir ao Open Banking;
  2. Autenticação: após essa etapa, o cliente será transferido para a interface da instituição que tem conta e que serão retirados os dados. O sistema pedirá login e senha. Nesse momento, serão apresentados quais os dados que o cliente deseja compartilhar, sua finalidade, o prazo que o cliente deseja deixar ativo e o nome da instituição que irá receber esses dados. Estando de acordo, basta confirmar o compartilhamento.
  3. Confirmação: depois de concluir a autenticação, o cliente será redirecionado novamente para o canal de atendimento da instituição que ele acessou quando realizou a busca de produtos e serviços. Nesse site será confirmado que o compartilhamento foi efetivado.

Como cancelar o compartilhamento de informações do Open Banking?

O Banco Central confirma que o cliente poderá cancelar a adesão do sistema de compartilhamento do Open Banking a qualquer momento, independente do prazo que ele estabeleceu no momento que aderiu a ele.

Assim como a adesão, o cancelamento do Open Banking também só pode ser feito pela internet, por meio dos canais digitais de qualquer instituição cadastrada no sistema Open Banking, podendo ser a de origem ou na de destino dos dados.

O processo é praticamente o mesmo. O cliente deve buscar no site ou no aplicativo um espaço destinado às informações sobre o Open Banking e então solicitar o cancelamento do compartilhamento de dados.

Se não for possível localizar isso no site ou no app, entre em contato com o banco solicitando auxílio e esclarecimentos. Muitos bancos prestam boa parte dos serviços por meio de chats disponíveis nos próprios aplicativos.

O Open Banking no Brasil

O sistema do Open Banking ou também conhecido como Open Finance começou a ser implantado no Brasil, pelo Banco Central, em fevereiro de 2021, quando os bancos passaram a ter direito de compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, localização das agências e canais de atendimento

Recentemente também, na sexta-feira, 13 de agosto, teve início a Fase 2 do Open Banking que compreende esse compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento, como estávamos falando acima.

O que é Open Banking?

De acordo com a sua tradução, Open Banking significa "banco aberto", ou "sistema bancário aberto". Isso faz com que toda sua trajetória bancária, como contas pagas antes do vencimento, salários recebidos em suas contas bancárias, empréstimos, gastos, fique disponível para outros bancos e instituições financeiras.

Até hoje, sempre que você tenha mudado de banco ou aberto outras contas, essas informações ficavam apenas para aquela instituição. Quando você abre uma nova conta bancária, seu relacionamento com aquele banco começa do zero, sem ele saber do seu histórico financeiro.

Isso faz com que, muitas vezes, seu crédito comece baixo, já que ele não sabe nada de você. Com a abertura do Open Banking, você consegue pegar todas suas informações e compartilhá-las para onde preferir.

Vantagens do Open Banking

Os principais benefícios do sistema são:

  • O cliente tem mais liberdade e autonomia, diminuindo a burocracia interna das instituições.
  • Custo menor, pois o sistema é mais integrado, pois permite cortar intermediários e deixar os processos mais baratos.
  • Mais competitivo, já que com o Open Banking fica mais fácil para a troca de banco, fazendo com que as instituições trabalhem melhor para deixar seu cliente satisfeito.

Fases de implantação no Brasil

De acordo com o BC, o cronograma no Brasil foi dividido em quatro etapas. São elas:

1ª fase: Essa fase iniciou-se dia 01 de fevereiro. Foram abertos os dados das instituições que tiveram interesse de participar, os canais de atendimento e quais produtos seriam oferecidos. Na fase 1 não houve o compartilhamento das informações dos clientes.

2ª fase: A segunda fase começou dia 13 de agosto. Nela, o cliente pode compartilhar seus dados pessoais cadastrais, sendo eles o nome completo, seu CPF ou CNPJ, seu telefone, seu endereço e os dados de transações relacionadas aos produtos e serviços de sua conta. Vale lembrar que essas informações só ficam disponíveis no sistema com o consentimento do cliente.

3ª fase: Na terceira fase, com início em 30 de agosto, é possível fazer pagamentos fora do ambiente do banco por PIX. Os clientes terão acesso a serviços, podendo ser pagos e propostas de crédito por app de mensagem, por exemplo.

4ª fase: Essa fase terá início dia 15 de dezembro e será possível compartilhar dados de produtos e serviços, sendo elas: informações relacionadas a operação de câmbio, seus investimentos, seguros e previdência.

Cronograma do Open Banking no Brasil

Existe um cronograma que está previsto ainda para 2021 e para 2022, quando serão liberadas, gradualmente, outras funções. As datas serão:

29/10/2021 - Início da fase 3: Compartilhamento de serviços de transferências pelo Pix.

15/12/2021 - Início da fase 4: Troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros.

15/02/2022 - Realização de compartilhamento de serviços e transferências entre contas do mesmo banco e TED.

30/03/2022 - Realização de compartilhamento para enviar propostas de operações de crédito para quem deseja aderir ao Open Banking

31/05/2022 - Realização de compartilhamento de informações dos clientes das demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

30/06/2022 - Realização de compartilhamento de pagamento por boleto.

30/09/2022 - Realização de compartilhamento de débito em conta.