Normalmente, mães e pais têm o desejo de poupar dinheiro para ajudar no ensino dos filhos, mas na maioria das vezes eles não sabem por onde começar.

Tudo começa no planejamento financeiro da família, organizando gastos, diminuindo despesas e ajudando a montar uma reserva.

Confira algumas dicas importantes para começar a criar um plano familiar e organizar as finanças em casa, pensando na educação dos filhos.

Poupar dinheiro: planos que ajudam a organizar o futuro da criançada

Dicas para um bom planejamento financeiro familiar

1) Anote seus gastos

Primeiro passo é anotar todos os gastos. Saber onde está indo o dinheiro é fundamental para o planejamento financeiro. Isso fará com que seja possível entender o quanto pode ser economizado e o que pode estar sendo evitado.

Para isso, é importante controlar:

  • as contas mensais que tenham um valor fixo como aluguel, condomínio, TV a cabo, streaming e Internet;
  • os gastos também mensais, porém sem valor fixo como água, luz, cartão de crédito e mercado;
  • aqueles gastos que variam, como os passeios, compras e pedidos de delivery, gastos imprevistos (conserto e manutenção de carro ou compras emergenciais).

Após isso, inclua os gastos que tenha desejo, como mensalidade escolar ou cursos de idiomas, confira se é possível incluí-los no orçamento ou se ainda é necessário esperar um pouco.

2) Crie um orçamento familiar

O orçamento familiar deve seguir uma regra fundamental para poder poupar dinheiro: os gastos sempre devem ser menores que a renda mensal.

Caso sua família já tenha conseguido encaixar todas as despesas na renda, agora é necessário definir como usar o dinheiro que cada pessoa ganha. O correto é cada um separar um valor para ajudar com os gastos da casa e o restante vai para a reserva.

3) Negocie com a família

Se for possível cortar os gastos, envolva todos os membros da família, principalmente as crianças. Assim, todos podem escolher o que é melhor para todos.

Conversem, negociem e expliquem o motivo do corte de gastos. Se for necessário, façam uma votação e peçam opiniões.

4) Mantenha a disciplina

O planejamento financeiro familiar não pode permanecer no papel. É preciso que cada um faça sua parte e que tenha disciplina com o planejamento.

Se for você o responsável pelas finanças de casa, cobre a participação de todos, não deixe que alguém fuja do combinado e gaste esse valor.

O motivo que o planejamento existe é muito importante, o que não deve ser usado para outros gastos. Caso vocês tenham vontade de ter dinheiro para outros imprevistos, então o correto é fazer uma reserva de emergência separada.

Como envolver os filhos no planejamento?

Se todo esse esforço é para o futuro das crianças, então como não envolvê-las nessa tarefa? Saiba como é possível fazer com que seu filho tenha interesse no assunto.

Utilize a mesada para ensinar

A mesada que a criança ganha serve para ele aprender a fazer as primeiras escolhas financeiras. É preciso ensiná-lo a gastar com responsabilidade. Mostre para ele quais são os erros e acertos que ele pode estar cometendo com o dinheiro e ensine como deve fazer.

Caso ele não tenha com o que gastar de necessário naquele mês, incentive-o a guardar para outro momento ou para algo que ele queira muito.

Dê responsabilidade para eles

É interessante começar com o controle dos gastos da casa. Se eles forem um pouco mais velhos e já entenderem bem o que é dinheiro e para que ele serve, ensine como deve ser paga as contas da casa e dê a eles responsabilidade.

Uma dica interessante é ter um quadro em casa onde seja possível anotar os vencimentos e os valores. Deixe os filhos mais velhos comandando esse quadro para eles entenderem desde já como cumprir prazos.

Poupem juntos

Ajude-o a poupar dinheiro. Façam um cálculo de quanto tempo e quanto de valor faltam para o objetivo de seu filho. Contribua com alguns trocados, mas nada que facilite para ele ver que não é tão fácil assim.

Assim que ele chegar na quantia desejada, festeje junto a ele e mostre como aquele esforço valeu a pena. Isso será um incentivo para os seus próximos objetivos.

Estimule a leitura

É possível encontrar vários livros que estimulem a leitura destinados para as crianças que falam sobre finanças. Existem obras como:

  • Dinheiro, Dinheirim, Moeda no Cofrim, Autor: Itamar Rabelo, Mauro Nogueira e Victor José Hohl,
  • Como se fosse dinheiro, Autor: Ruth Rocha
  • Almanaque Maluquinho: Pra que dinheiro?Autor: Ziraldo.