A produção industrial iniciou o ano de 2022 em um ritmo menor. E dessa forma, segue a tendência do 2º semestre de 2021, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o boletim Sondagem Industrial, a produção, o emprego e o uso da capacidade instalada diminuíram de dezembro para janeiro.

De acordo com o boletim, o índice de evolução da produção ficou em 43,1 pontos, contra os 43,3 que ocorreram em dezembro. Apesar disso, o dado não assusta tanto pois neste mês costuma ocorrer uma desaceleração da produção industrial.

Além disso, o resultado está abaixo da linha divisória de 50 pontos entre queda e o aumento da produção industrial. De acordo com a CNI, "o índice de janeiro é praticamente o mesmo de dezembro de 2021, o que reforça a tendência de queda da produção industrial".

Abaixo da linha de 50 pontos

Em suma, os números refletem o desempenho de pequenas, médias e grandes empresas que operam na indústria em geral, na indústria extrativista e na de transformação. O resultado aponta que, em janeiro, o emprego ficou abaixo da linha divisória em janeiro de 2022 em relação a dezembro de 2021, quando ficou em 48,6 pontos.

De acordo com a CNI, "O índice de evolução do número de empregados alcançou 48,8 pontos em janeiro, o que representa queda, uma vez que o índice ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos que separa queda de alta do emprego".

Já o uso da capacidade instalada das indústrias reduziu um ponto percentual ao visto em dezembro, ficando em 67%. É o segundo mês seguido de queda. O resultado é dois pontos percentuais menor do que o registrado em janeiro de 2021 (69%). E ele está igual à média do visto em janeiro de anos anteriores (67%).

Segundo a CNI, apesar dos indicadores, as estimativas dos empresários seguem, neste mês de fevereiro, com a mesma tendência de otimismo moderado vista em janeiro, com tendências distintas em relação à expectativa de demanda e à estimativa de exportação.

Para fevereiro, o índice de estimativa de demanda cresceu 1,3 ponto na comparação do mês de janeiro com fevereiro, chegando a 56,7 pontos. Já o índice de estimativa de exportação registrou 54 pontos, representando uma redução de 1,1 ponto em relação a janeiro.

Ademais, outro índice que segue com uma estimativa positiva é o número de empregados que registrou uma elevação de 0,5 ponto, na comparação de janeiro com fevereiro. E assim, ficou em 52,1 pontos.

Por fim, o índice de estimativa de compras de matérias-primas ficou em 54,1 pontos. Ou seja, o mesmo valor registrado em janeiro. Enquanto isso, a intenção de investimento em fevereiro de 2022 ficou inalterada. E assim, passou de 57,9 pontos em janeiro de 2022 para 58,2 pontos.