O processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2021 está a todo vapor. Após o fechamento do prazo para inscrição na lista de espera, agora o candidado pré-selecionado deve comprovar os dados cadastrados na ficha de inscrição junto às instituições privadas de ensino até o dia 27 de agosto, próxima sexta-feira. O prazo começou no último dia 23.

É uma fase importante, pois a efetivação da matrícula na instituição de ensino depende da comprovação dos dados enviados pelo candidato na hora de se inscrever no Prouni. Portanto, nos próximos dias os futuros universitários devem reunir todos os documentos solicitados para apresentá-los a suas respectivas instituições de ensino.

"Ao receber a documentação do candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o protocolo de recebimento de documentação do Prouni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afasta eventual exigência de entrega de documentos adicionais, caso seja julgada necessária pelo coordenador do Prouni na instituição", explica o Prouni em seu site.

Os documentos que devem ser apresentados pelos pré-selecionados conforme o edital do programa incluem desde a documentação básica (como RG e CPF) até a comprovação de renda, sendo que cada instituição informará aos aprovados quais documentos devem ser entregues.

O candidato precisa ficar atento aos prazos e às condições impostas por sua instituição de ensino, esta que pode, por exemplo, submeter os pré-selecionados no Prouni a um processo seletivo interno.

Lista de espera saiu no dia 20 de agosto

Para quem ainda não sabe se foi aprovado na segunda chamada do Prouni 2021, cabe mencionar que a lista dos pré-selecionados nesta rodada foi divulgada no dia 20 de agosto, última sexta-feira. Por ela, é possível saber se o candidato passou dentro das vagas remanescentes em disputa.

- Clique aqui para ver o resultado da 2ª chamada da lista de espera do Prouni 2021.

O que é o Prouni?

O Prouni é o Programa Universidade para Todos. Trata-se de um programa do Ministério da Educação que oferta bolsas de estudo em instituições de ensino superior, apenas nas particulares. Em cada caso, o beneficiário pode ganhar bolsas de estudo integrais ou parciais, de 50%.

Desta forma, resumindo, o Prouni é uma das formas de se ingressar em um curso superior no Brasil, com ajuda de recursos públicos. Além das vagas iniciais, o programa também conta com as vagas remanescentes. Então o candidato pode passar de primeira, ou ser selecionado em segunda chamada.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para ganhar uma bolsa integral do Prouni, deve-se ter renda familiar mensal bruta per capital de até 1,5 salário mínimo. Quando a renda é maior, mas não ultrapassa 3 salários mínimos, o interessado pode concorrer a uma bolsa parcial.

Outro detalhe do Programa, é que só pode se inscrever o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior, mas que tenha participado da última realização do Enem, tendo obtido ao menos 450 pontos de média das notas das provas, e nota superior a 0 na redação.

Além disso, além de respeitar os requisitos acima, o candidato deve se encaixar em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado todo o enisno médio em escola particular, mas como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.