Nos últimos anos, ouvimos falar bastante no termo de lavagem de dinheiro, e ela se tornou uma grande preocupação das empresas, instituições financeiras e governos. Esse tipo de infração pode trazer prejuízos bastante graves. Para se ter uma noção, no ano de 2017 o setor financeiro do Brasil sofreu quase 70 bilhões de reais em danos decorrentes da lavagem de dinheiro.

Devido às consequências que esse crime pode acarretar, o bom é sempre estar bem informado sobre o que é lavagem de dinheiro e saber como identificar e evitar.

O que é lavagem de dinheiro?

Podemos dizer que o termo lavagem de dinheiro é usado quando se altera a origem dos recursos financeiros, sendo assim, quando o dinheiro sujo (ilícito) passa a ser um dinheiro limpo (lícito).

Esse crime acontece quando os criminosos querem impedir que os montantes sejam rastreados pelas autoridades. O dinheiro sujo recebido de atividades criminosas começa a ser usado como dinheiro legal, sem qualquer relação aparente com o crime.

Tipos de lavagem de dinheiro

Para realizar a lavagem de dinheiro, os criminosos utilizam diversas maneiras, desde as mais complexas até as mais simples. Entre as maneiras mais utilizadas para executar os crimes estão: as empresas fantasmas, os laranjas, as transferências eletrônicas, o contrabando de moedas, as importações e exportações fraudulentas e dólar-cabo, dentre outras.

Etapas da lavagem de dinheiro

O crime de lavagem de dinheiro consiste em três etapas para infiltrar o dinheiro ilícito no sistema econômico, que são:

  • Colocação: os criminosos inserem os bens ou valores ilegais na economia, podendo acontecer por meio da compra de bens, imóveis ou obras de arte, por exemplo;
  • Ocultação: seu principal objetivo é esconder a origem do dinheiro, resultando de infrações penais;
  • Integração: por último, os recursos ilícitos são inseridos novamente e de forma lícita na economia.

Consequências econômicas e sociais

A maior consequência quando falamos de crime de lavagem de dinheiro é que ele se tornou fonte para financiamento do crime organizado, por meio nacional e internacional, deixando que novos delitos ocorram.

Além do mais, quando se refere aos meios econômicos e sociais, existe uma diminuição de investimentos públicos convertidos à sociedade, como saúde, segurança, educação, entre outros.

Penalidade para a lavagem de dinheiro

Em todo o mundo, a lavagem de dinheiro é reconhecida como sendo um crime. No Brasil, a pena prevista é de 3 a 10 anos de prisão e multa, podendo haver penas mais severas para casos onde ela ocorre por intermédio de organizações criminosas.

Prevenção de crimes financeiros nas empresas

A lavagem de dinheiro ocorre devido a movimentação de recursos, podendo utilizar as instituições financeiras como meio de transferência de dinheiro.

Portanto, as organizações devem criar mecanismos que previnam e protejam-as contra esse tipo de crime. Uma boa maneira para prevenir e até mesmo evitar esses tipos de crimes dentro das empresas é a implementação de procedimentos fortes de compliance e validação de usuários.

Aderindo aos procedimentos de compliance, pode-se haver a prevenção da ocorrência desse tipo de crime. Também é possível investir em soluções de validação de identidade que estejam de acordo com as normas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Know Your Client (KYC,) podendo fazer com que sua empresa identifique qualquer movimentação financeira suspeita, e também evitando que pessoas ou empresas com associações à lavagem de dinheiro acessem seus serviços.