Os títulos de capitalização são aplicações programadas, em geral, ofertadas por bancos, durante um período pré-estabelecido. O dono do título também tem o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro. Além disso, há a aplicação de um valor de forma única ou mensalmente, e a sua rentabilidade se associa à Taxa Referencial.

Os títulos de capitalização são uma prática muito comum entre os bancos e muitos gerentes recomendam esses títulos aos seus clientes. Entretanto, será que comprar títulos de capitalização são um bom investimento?

Abaixo, vamos tirar as suas principais dúvidas sobre o tema. Como o título de capitalização se trata de algo muito popular entre os brasileiros, é fundamental saber se vale a pena comprá-lo para concorrer a prêmios.

O que é um título de capitalização?

Os títulos de capitalização são um título de crédito, comercializado por bancos e empresas de capitalização. Nesse tipo de produto financeiro, o participante pode concorrer aos prêmios.

Na data de vencimento do título, a pessoa vai ter a possibilidade de resgatar os valores adicionados acrescidos de reajustes, com desconto de despesas de administração.

Título de capitalização é investimento?

Embora muitas pessoas entendam os títulos de capitalização como isso, é importante esclarecer que eles não são uma modalidade de investimento. Os títulos são produtos da área de seguros. Por conta disso, eles são regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda.

Existem diversos tipos de título de capitalização ofertados pelos bancos. Porém, a maioria segue o mesmo padrão. Em geral, a segurança desse produto financeiro está na segurança da própria instituição.

Sendo assim, o título de capitalização não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o qual protege as aplicações de renda fixa. Desse modo, se o banco passar por algum problema, o cliente pode perder o seu dinheiro aplicado no respectivo título de capitalização.

Além disso, o dinheiro investido em títulos de capitalização, pode ser resgatado em datas específicas. Logo, os títulos de capitalização não podem ser usados para criar uma reserva de emergência.

Por fim, vale destacar que os títulos de capitalização possuem uma rentabilidade abaixo da poupança. Ou seja, tem uma rentabilidade abaixo de vários investimentos seguros disponíveis no mercado (assim como a poupança).

Como funciona o título de capitalização?

Em geral, os títulos de capitalização como um tipo de poupança compulsória. É dito isso, pois para disponibilizar o pagamento da aplicação, o banco se responsabiliza pelo débito do dinheiro da conta do participante.

Há três formas de pagamento de títulos:

  • Pagamento único: feito na compra do título;
  • Pagamento mensal: com débitos programados pelo banco ao longo de todo o período da aplicação (obrigatórios para os títulos com 12 meses de vigência);
  • Pagamento periódico: conforme os prazos determinados pelo cliente (válido apenas para os títulos com vigência acima de 12 meses).

Vale ressaltar ainda, que nesses pagamentos são descontados o custeio do prêmio ofertado, bem como as despesas administrativas envolvidas no título de capitalização.

Qual a rentabilidade do título de capitalização?

A maioria dos títulos de capitalização tem a sua rentabilidade atrelada à Taxa Referencial (TR). Além disso, na hora de firmar o contrato, também é estabelecida uma taxa de juros. Nesses casos, a taxa pode ser variável.

Sobre a rentabilidade dos títulos de capitalização, é importante mencionar que ela é aplicada apenas sobre uma parte do dinheiro. E em geral, rende menos que a poupança.

E os sorteios do título de capitalização?

A pessoa precisa estar em dia com os pagamentos do título para poder participar dos sorteios. Eles são acompanhados por um auditor independente. As datas são informadas de forma antecipada para os titulares, o que permite que eles acompanhem os sorteios.

Se a pessoa comprar um título de capitalização, o ideal é que a pessoa seja sorteada dentro do prazo de vigência. Dessa forma, será maior a rentabilidade sobre o dinheiro aplicado. Por outro lado, se isso não ocorrer, o rendimento não pode ser comparável com outros produtos financeiros disponíveis no mercado.

Como funciona o resgate do dinheiro aplicado no título de capitalização?

Em geral, alguns títulos de capitalização contam com um prazo de carência. Ou seja, um prazo mínimo para fazer o resgate. Se o participante pedir o resgate nesse período, ou caso o título seja cancelado, o pagamento vai ocorrer apenas quando acabar o prazo de carência.

Além disso, o pagamento será proporcional às quantias pagas menos os descontos estipulados pela quebra de contrato. Se a solicitação do resgate ocorrer depois do prazo de carência (antes da data de vencimento), a quantia resgatada será proporcional ao período de pagamento.