A Ultrapar Participações S.A. (UGPA3), dona da rede de postos Ipiranga, comunicou ao mercado na manhã dessa sexta-feira, 1º de outubro, que encerrou as negociações para aquisição da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), junto à Petrobras (PETR4). As trativas inciaram em janeiro de 2021 mas não resultaram na aquisição da REFAP.

Segundo a Ultrapar, "apesar dos esforços envidados pelas partes durante esse processo, certas condições críticas definidas na proposta vinculante da Companhia não se confirmaram no curso das negociações, desequilibrando a equação de risco e retorno esperada".

Com isso, a Ultrapar decidiu não renovar sua proposta vinculante, optando por encerrar as negociações em curso. Essa medida não rsulta em penalidades para nenhuma das partes.

Racionalização do portfólio

A Ultrapar informou ainda que está concluindo a fase de racionalização de seu portfólio com os desinvestimentos em andamento da Oxiteno, Extrafarma e ConectCar. "Com um portfólio mais complementar e sinérgico, a Ultrapar reduzirá significativamente sua alavancagem financeira, ampliando sua capacidade de investimento", disse ela.

Nesse sentido, a Ultrapar aponta que continuará investindo no crescimento da plataforma existente nas verticais de energia e infraestrutura, por meio da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo, bem como em novas oportunidades de negócios alavancados na transição da matriz energética brasileira. "A companhia também continuará acompanhando os desdobramentos do programa de venda de ativos da Petrobras", informou.

Direito de preferência nas ações Oxiteno

Inclusive, em relação ao desinvestimento da Oxiteno, a Ultrapar também divulgou um aviso na noite dessa quinta-feira, 30 de setembro, informando que a assembleia geral extraordinária da companhia, realizada na tarde do dia 30, decidiu oferecer aos acionistas da Ultrapar o direito de preferência na aquisição de ações da Oxiteno.

Segundo o documento, esse direito será na proporção das respectivas participações no capital social total e votante da companhia, e será válido para as seguintes situações:

  • subscrição de ações ordinárias resgatáveis, de Classes A, B, C, D, E e F, todas nominativas e sem valor nominal, de emissão da Oxiteno S.A. - Indústria e Comércio; e
  • aquisição de ações ordinárias, nominativas, sem valor nominal e sem classe específica de emissão da Oxiteno, em decorrência do Contrato de Compra e Venda de Ações celebrado em 15 de agosto de 2021, conforme descrito em Fato Relevante divulgado pela Companhia em 16 de agosto de 2021.

Para maiores informações sobre as condições para negociação e exercício do Direito de Preferência, os acionistas podem consultar o Aviso aos Acionistas completo, disponível nos sites da CVM (www.cvm.gov.br), da B3 - Brasil, Bolsa, Balcão (www.b3.com.br) e da Companhia (ri.ultra.com.br).