A Vibra Energia, que antes assinava como BR Distribuidora, e a empresa ZEG Biogás e Energia celebraram em 30 de agosto um Acordo de Cooperação para um projeto no mercado de biometano, um tipo de biocombustível.

Segundo o documento divulgado pela Vibra Energia, datado de 31 de agosto, o objetivo da união das empresas é "fomentar o crescimento deste mercado no país, levando aos produtores soluções tecnológicas para a fabricação de biometano a partir de subprodutos do processo industrial que origina o etanol".

Em linhas gerais, o biometano é um biocombustível, ou seja, é produzido com materiais renováveis, considerados mais "limpos". Desta forma, ele é uma alternativa aos combustíveis fósseis que causam problemas ambientais, como o gás natural, óleo combustível, diesel e o gás usado em cozinhas (Gás Liquefeito de Petróleo - GLP).

Em meio aos avanços industriais e a necessidade por combustível, ao mesmo tempo em que as questões ligadas ao ambiente chamam a atenção das companhias, o setor de combustível e energia renovável fica cada vez mais em destaque.

"O mercado potencial do produto no Brasil é superior a 10 bilhões de metros cúbicos por ano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país", disse a Vibra Energia sobre o biometano.

Vibra e ZEG querem expandir o mercado de biometano no Brasil

A Vibra, antiga BR Distribuidora, hoje é a maior empresa de combustível do Brasil e carrega consigo a bandeira de energias mais limpas e renováveis, traçando um futuro promissor para o biometano, mercado no qual a ZEG é especializada.

Unindo as forças, a Vibra e a ZEG querem expandir o mercado brasileiro de biometano. Segundo o documento divulgado, a ZEG entrará de um lado com sua experiência e seu conhecimento na produção do biometano, contando com tecnologia própria, inclusive. Enquanto isso, a Vibra seguirá no acordo com seu acesso aos maiores produtores de açúcar e etanol do país, de forma a usar "sua capacidade comercial para acelerar a introdução do biometano no mercado", disse a companhia.

Ganhos nos negócios e na pauta ESG

Como dito acima, a intenção das empresas Vibra e ZEG é mesmo o desenvolvimento e o crescimento da demanda por biometano no país, produto que já é um ativo da segunda.

A ZEG é uma empresa especializada na produção e venda de biogás e biometano, tendo também como atividade a elaboração de projetos para a destinação correta de biogás captado de aterros sanitários e agroindústrias. Além disso, a empresa ainda transforma a vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar, em energia e biocombustível.

Por sua vez, a Vibra é a maior distribuidora de combustível do Brasil e, conforme já mencionado, vai contribuir no acordo com seu notável relacionamento com os produtores brasileiros de açúcar e etanol, que são peças importantes, visto que as soluções para a fabricação de biometano serão levadas a eles pela dupla.

Além das vantagens comerciais, a ênfase em biocombustível traz benefícios para a atuação ESG (tríade Environmental, Social and Governance) da Vibra Energia.

"A companhia está construindo seu caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e vê um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país, alinhado à implementação de uma forte agenda ESG", disse a Vibra.

Também segundo o documento divulgado, em meio à assinatura do acordo com a ZEG, a Vibra Energia vem com pretensão de trazer uma solução ambientalmente correta para as mais de 300 usinas de etanol que compõem os 60 grupos de indústrias com os quais mantém relacionamento. Além de introduzir produtividade no solo, a medida ainda deve melhorar os resultados operacionais das usinas.