Um grupo grande de pessoas que têm dinheiro esquecido para ser resgatado por meio da ferramenta Valores a Receber ainda não fez a consulta ou a solicitação desse valor. A informação foi divulgada pelo Banco Central nessa semana, por meio de um balanço.

Segundo o documento, até o dia 24 de março, 2.852.109 solicitações de resgate foram feitas, entre pessoas físicas e empresas. Os valores de todas essas solicitações juntas chegam a R$ 245,8 milhões.

Isso é bastante coisa, mas considerando que nesta primeira fase estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras, significa que apenas 6,30% do dinheiro disponível foi resgatado até agora.

Felizmente, nessa semana o Banco Central divulgou um novo calendário de repescagem do sistema (confira abaixo), dessa forma, aqueles que ainda não fizeram a consulta dos valores esquecidos têm mais uma chance. Abaixo, veja o passo a passo de como fazer essa consulta.

Maior parte dos resgates é pelo Pix

Ainda segundo o balanço divulgado pelo Banco Central, entre as pessoas físicas que pediram a devolução, 2.516.990 solicitaram transferência via Pix, totalizando R$ 205.099.139,18, enquanto 328.947 preferiram receber os dados de contato das instituições financeiras, somando R$ 34.370.940,12.

Já entre as pessoas jurídicas, 5.113 solicitaram a devolução dos valores via Pix (R$ 5.012.975,84) e 1.059 receberam dados de contato (R$ 1.326.419,82).

Novo cronograma de repescagem

O novo cronograma iniciou na segunda-feira, dia 28 de março e segue até o dia 16 de abril. Nesta nova etapa, o agendamento também está acontecendo de forma escalonada conforme a data de nascimento ou a data de abertura da empresa.

A diferença é que, dessa vez, cada grupo vai ter um dia inteiro para realizar o agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior. Confira o cronograma na tabela:

Créditos: Divulgação/Banco Central
Créditos: Divulgação/Banco Central

Vale lembrar que, caso a consulta e/ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não há razão para se preocupar, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.

Nova etapa inicia em maio

Além disso, o BC também anunciou que a partir do dia 2 de maio terá início uma segunda etapa da ferramenta Valores a Receber. Nela, novos serviços financeiros serão englobados.

Nas próximas semanas, informações mais detalhadas ainda devem ser divulgadas pelo BC, mas por hora você pode conferir quais são as informações já englobadas e quais ainda devem ser.

Atualmente a plataforma agrega cinco dados diferentes de valores esquecidos. São eles:

  • Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Nas próximas fases devem ser reunidas ainda mais 7 informações de valores esquecidos, sendo:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Como fazer a consulta ao SVR?

Caso você ainda não tenha feito a consulta e vai aproveitar esse novo período de repescagem, ou caso queira se preparar para a próxima fase, veja abaixo o passo a passo de como consultar e soliticitar a devolução do seu dinheiro.

Passo 1

Faça a consulta para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do Sistema Financeiro.

Dados necessários

  • Pessoa física: CPF e data de nascimento
  • Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura

- Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.

- Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.

Passo 2

Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 13h59h ou das 14h às 23h59).

Passo 3

Se você tiver valores a receber, o botão "Acessar meus Valores a Receber" ficará disponível.

Passo 4

Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).

Passo 5

Leia e aceite o Termo de Ciência.

Passo 6

Veja na tela do sistema:

  • o valor a receber;
  • a instituição que deve devolver o valor;
  • a origem (tipo) do valor a receber; e
  • informações adicionais, quando for o caso.

Passo 7

Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:

Quando a opção "Solicitar por aqui" estiver disponível:

  • A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
  • Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
  • Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.

Quando a opção "Solicitar via instituição" estiver disponível:

  • A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis e o contato deve ser feito via telefone, informado na consulta.