A varejista Via (VVAR3) anunciou na quarta-feira, 12 de maio, que apresentou um lucro líquido de R$ 180 milhões no primeiro trimestre de 2021 (1T21), sendo um resultado 13 vezes maior em relação ao mesmo período de 2020 ou um expressivo crescimento de 1.284,6% frente ao lucro de R$ 13 milhões do 1T20.

Além disso, segundo o relatório divulgado, a empresa passa pelo 1T21 tendo o quinto trimestre consecutivo com resultado positivo no lucro líquido.

O lucro bruto do 1T21 foi de R$ 2,369 bilhões, sendo uma alta de 21,6%. "No 1T21, a margem bruta foi de 31,4%, superior em 0,7p.p. na comparação anual. Mesmo com maior participação de vendas online, o ganho de margem bruta reflete efeito da negociação comercial e benefícios fiscais", disse a empresa.

Por sua vez, a receita líquida da Via, antiga Via Varejo, atingiu R$ 7,547 bilhões no primeiro trimestre de 2021, o que é uma alta de 19,1% na comparação com o período de janeiro a março de 2020.

A empresa disse que houve um fechamento de 55% das lojas físicas até março, por causa do isolamento social da pendemia de covid-19. Entretanto, o balanço foi compensado por um salto de mais de 100% de vendas no mercado digital.

De outro lado, o ebitda ajustado caiu 6% na comparação anual, fechando o 1T21 aos R$ 584 milhões, como pode ser visto abaixo:

Fonte: RI/Via.
Fonte: RI/Via.

Mercado digital explode no 1T21

Segundo o relatório divulgado, as vendas digitais brutas do 1T21 totalizaram R$ 5,775 bilhões contra R$ 2,642 bilhões desse período do ano passado; um salto de 118,6%.

"Nossa boa performance online mais que compensou o desempenho das lojas físicas, cuja receita bruta retraiu cerca de 9% no trimestre por conta da segunda onda do covid-19. Mesmo assim, continuamos a manter um forte ritmo de crescimento total nas vendas e ganhos de share no 2T21", disse a Via.

Com alta anual de 27%, o Volume Bruto de Mercadoria (Gross Merchandise Value - GMV) total chegou a R$ 10,332 bilhões no 1T21, sendo que as vendas digitais mostraram uma participação de 56% no GMV do período, mais do que o dobro; no primeiro trimestre de 2020, o e-commerce representava 33%.

Enquanto o mercado avançou 72% no mundo das lojas digitais no 1T21, a Via apresentou um crescimento de 119% com market share de 16,7% no varejo online.

Ações VVAR3 sobem

Os resultados expressivos da Via no 1T21 parecem ter animado o mercado. Até às 15h28min desta quinta-feira, 13 de maio, a VVAR3 estava cotada a R$ 12,23 com alta diária de 4,53%.