A Vix Logística é uma das 14 empresas com pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) em análise na Comissão de Valores Mobiliários atualmente. Acontece que em 27 de julho, a empresa Vix Logística protocolou junto à CVM o pedido formal para realização de IPO, operação necessária para ingresso na bolsa de valores, a B3 no caso do Brasil.

Em estágio inicial, o documento protocolado junto à CVM conta apenas alguns detalhes sobre a oferta e a empresa, sendo que as demais informações - como volume do IPO, quantidade de ações, período de reservas, dentre outras - devem ser divulgadas em breve conforme o pedido tramita.

Vix Logística prepara IPO com venda primária e secundária de ações

A Vix Logística está preparando um IPO com distribuição primária e secundária de ações, do tipo ordinária. Segundo o documento protocolado junto à CVM, a oferta secundária ficará por conta da instituição International Finane Corporation (IFC), que é o acionista vendedor na operação e é titular de 10,64% da empresa.

Como regra, uma distribuição primária destina ao caixa da empresa realizadora do IPO os recursos levantados na operação, enquanto a oferta secundária leva até o acionista vendedor o dinheiro líquido captado.

Estão coordenando o IPO da Vix Logística as instituições financeiras BTG Pactual, que é o coordenador-líder, Itaú BBA, Citi, XP Investimentos e Bradesco BBI, segundo a minuta do prospecto.

Um pouco sobre a Vix Logística

Sediada na cidade de Vitória, estado do Espírito Santo, a Vix Logística é uma empresa brasileira de serviços logísticos e transporte que possui atuação em todos os estados do Brasil, além de também operar na Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, totalizando 104 bases operacionais.

Segundo o documento divulgado, Espírito Santo representa 14% da receita total da empresa, enquanto a região sudeste, excluído o estado do Espírito Santo, forma 62% das receitas, sendo então uma importante região para a companhia.

Mapa que ilustra a presença da Vix Logística no Brasil.
Mapa que ilustra a presença da Vix Logística no Brasil.

Fundada há 50 anos, a Vix Logística diz estar entre as maiores empresas do setor no país - que conta com marcas já listadas na B3, como Localiza e Grupo Vamos. Operando com diversos serviços, como locação e gestão de frotas, translado de pessoas, movimentação de cargas, logística automotiva, dentre outros, a companhia tem mais 9,5 mil colaboradores e uma frota total de 20 mil veículos e equipamentos.

Além de operar em meio à grande concorrência, a Vix Logística possui uma base de clientes com foco no longo prazo com reconhecidas companhias, como Petrobras, Vale, Samarco, CSN, Toyota, dentre outras.

"A Companhia opera nos segmentos de Logística Dedicada, Gestão e Terceirização de Frotas, Logística Automotiva e V1 (plataforma de mobilidade 100% digital em que atua com transporte por aplicativo, aluguel de carros e veículos por assinatura)", consta no documento protocolado junto à CVM.

Enquanto a instituição global IFC mantém o domínio de 10,64% da empresa, uma companhia de capital fechado chamada Águia Branca Participações possui 89,36% das ações e assim é a controladora da Vix Logística.

Por sua vez, a Vix Logística possui uma linha de sete subsidiárias, segundo a composição societária disponível na central de relações com investidores da empresa.

Em 2020, a receita líquida da Vix Logística atingiu R$ 1,695 bilhão em linha com o ano anterior. Já no primeiro semestre de 2021, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 975 milhões.

- Veja a minuta do prospecto do IPO da Vix Logística na íntegra.