Começou a ser negociado nessa quarta-feira, 30 de março, na B3, o oitavo Exchange Traded Fund (ETF) de criptomoedas brasileiro. Trata-se do WEB311, criado pela Hashdex. Ele replica o CF Smart Contract Platforms Index, uma das principais referências em investimentos no ecossistema da Web 3.0.

Segundo a apresentação da Hashdex para o ativo, a Web3 é a internet do futuro: uma rede global em que os usuários têm total controle sobre suas contas, seus dados e seu dinheiro online. Essa nova internet e suas aplicações, como os sites e aplicativos que usamos diariamente, são construídas sobre a estrutura das plataformas de contratos inteligentes.

"As plataformas de contratos inteligentes são como os geradores dessa "máquina" virtual: elas alimentam o sistema com confiança, garantindo que os usuários estejam sempre interagindo conforme as regras. À medida que esse ecossistema ganha adoção, as plataformas são mais demandadas e, com isso, os respectivos criptoativos tendem a se valorizar", destacou.

Saiba mais sobre o CF Web3 Index abaixo.

Sobre o WEB311

O fundo é destinado a investidores em geral e o preço inicial será de R$ 50,00 por cota. O WEB311 busca retornos de investimentos que correspondam de forma geral à performance em real do CF Smart Contract Platforms Index.

Para atingir seu objetivo, o fundo investirá no mínimo 95% de seu patrimônio em cotas do fundo de índice alvo. A Taxa de Administração dele será de 1,3% ao ano e o banco custodiante é o Banco Genial.

O CF Web3 Index

Entre os ativos de sua carteira, atualmente, estão:

Ativo Peso (%)
Ethereum 22,50
Cardano 22,50
Solana 22,50
Polkadot 11,91
Algorand 11,46
Tezos 5,29
Cosmos 3,84

O índice é rebalanceado trimestralmente, no primeiro dia dos meses de março, junho, setembro e dezembro, e sua constituição é revista semestralmente.

- Caso vocês queira saber mais sobre cada um dos ativos dessa carteira, clique aqui.

Cronograma da oferta

A previsão é de que partir do dia 30 de março de 2022 as cotas do ETF possam ser adquiridas via qualquer home broker com acesso à B3, com o ticker WEB311. Antes disso, nessa terça-feira, dia 29, acontecerá a liquidação financeira da oferta inicial, cujos pedidos de subscrição encerraram na última sexta-feira, dia 25.

Data Atividade
14 de março de 2022 Início do recebimento dos pedidos de subscrição de Cotas
24 de março de 2022 Prazo limite para a adesão de corretoras participantes especiais da oferta
25 de março de 2022 Encerramento do pedidos de subscrição
29 de março de 2022 Data de liquidação financeira da oferta
30 de março de 2022 Início das negociações na B3

Como investir em ETFs

Para investir em um ETF é preciso ter conta em uma corretora. O Brasil conta com dezenas de opções e cada uma delas tem características próprias - então, se você ainda não tem uma conta em corretora, o primeiro passo será estudar sobre elas e ver qual é a mais adequada para você.

Entre os principais itens a serem avaliados devem estar os custos de corretagem, as opções de investimento disponíveis, a disponibilização de relatórios, suporte para solução de problemas ou tirar dúvidas, etc.

Feito isso, você terá que avaliar as opções de ETFs disponíveis no mercado e seus índices. É preciso saber qual é seu perfil de investidor, se de mais ou menos risco e com base nisso, escolher o ETF mais adequado, tendo consciência de que um fundo de rensa variável terá oscilações que um fundo de renda fixa não terá, por exemplo.