Outubro, mês das eleições, começou e o time de especialistas do BTG Pactual já atualizou as carteiras de ações recomendadas do momento.

O portfólio 10SIM, por sua vez, recebeu quatro mudanças em outubro com entrada de Lojas Renner (LREN3), Cyrela (CYRE3), B3 (B3SA3) e Localiza (RENT3).

Atualizada todo mês, a carteira possui 10 ações e é destinada para quem busca diversificar os investimentos com performance acima do Ibovespa, no curto prazo.

Confira a seguir quais as alterações na carteira de ações recomendada pelo BTG Pactual em outubro e acesse a íntegra do relatório.

Ações do Ibovespa em alta após 1º turno das eleições

Segundo o time do BTG Pactual, o resultado do 1º turno trouxe otimismo no mercado financeiro.

Isso porque, além do empate entre Bolsonaro e Lula que vão agora disputar o 2º turno das eleições, o senado e a câmara receberam partidos considerados de direita ou centro-direita, o que deve apertar os planos econômicos de Lula caso o ex-presidente assuma o cargo.

Nos próximos quatro anos, as casas serão compostas em 63% por partidos de centro-direita (PL, União, PSD, PP, Republicanos e Podemos).

"Enquanto Lula saiu à frente no 1º turno, a distância com Bolsonaro acabou sendo bem mais estreita do que o sugerido por praticamente todas as pesquisas (5p.p.; 48,4% vs. 43,2%). Lula continua sendo o favorito, mas uma margem mais apertada pode forçá-lo a ir mais para o centro e esclarecer sua agenda econômica", explicam os especialistas.

Segundo os registros, o Ibovespa (IBOV) saltou mais de 5% logo após as eleições, em 3 de outubro, para cerca de 116 mil pontos.

Carteira de ações recomendadas em outubro - BTG Pactual

Com a previsão positiva do mercado de ações brasileiro, a B3 (B3SA3) retorna para a carteira de outubro, segundo o BTG Pactual.

Outra novidade na carteira de outubro é o aumento da exposição ao setor de varejo que agora é de 15%, sendo 10% da Lojas Renner (LREN3) e 5% da Arezzo (ARZZ3).

Além da Renner e da Arezzo, a carteira está exposta ao consumo no Brasil por meio da gigante cervejeira Ambev (ABEV3) que permanece recomendada em outubro.

"Apesar de ainda gostarmos de construtoras de baixa-renda, decidimos substituir a MRV por Cyrela [CYRE3],construtora mais líquida e com exposição a alta renda. Em bens de capital e transportes, mantemos nossa preferência pela operadora ferroviária Rumo [RAIL3] (volumes fortes e yields crescentes) e acrescentamos a locadora de carros Localiza [RENT3]", explicam os especialistas.

Assim, saíram da carteira recomendada de ações do BTG Pactual em outubro: MRV (MRVE3), Totvs (TOTS3), Vibra (VBBR3) e Weg (WEGE3).

10 ações para investir em outubro, segundo o BTG Pactual

Empresa Setor Ação na B3 Peso na carteira - %
Itaú Unibanco Bancos ITUB4 15
Ambev Alimentos e bebidas ABEV3 10
Eletrobras Serviços Básicos (Energia) ELET3 10
B3 Financeiro B3SA3 10
Localiza Aluguel de Carros RENT3 10
Rumo Infraestrutura RAIL3 10
Sabesp Serviços Básicos (Saneamento) SBSP3 10
Renner Varejo LREN3 10
Arezzo Varejo ARZZ3 5
Cyrela Imobiliário CYRE3 10
Fonte: BTG Pactual

- Veja na íntegra a carteira recomendada de ações do BTG Pactual

Performance da carteira de ações

No mês de setemrbo, a carteira recomendada de ações do BTG Pactual teve alta de 3,2%, contra a performance positiva de +0,5% do Ibovespa e do IBRX-50.

Desde outubro de 2009, a rentabilidade acumulada é de 327,6%, ante 78,9% do Ibovespa e 112,6% do IBX-50.