Em setembro, o BTG Pactual, realizou cinco mudanças na carteira recomendada de ações listadas na bolsa de valores brasileira (B3). São companhias que foram selecionadas pelo time de especialistas do banco de investimentos e indicadas para quem busca por opções de curto prazo. Ao todo, o portfólio conta com dez ações de empresas da B3.

"Destinada para clientes que gostariam de ter uma performance acima do Ibovespa, a Carteira Recomendada de Ações - 10SIM tem como objetivo capturar as melhores oportunidades e performances do mercado de ações sugerindo cerca de 10 ações a cada mês", explicam os especialistas do BTG Pactual.

Confira abaixo os destaques da carteira do BTG Pactual para setembro e acesse o portfólio na íntegra.

Ambev (ABEV3), Itaú Unibanco (ITUB4), MRV (MRVE3), Rumo (RAIL3) e Arezzo (ARZZ3) são as novidades do mês

As eleições 2022 estão próximas e o BTG Pactual decidiu reduzir da carteira a exposição política, devido aos impactos de curto prazo. Para tanto, foram retiradas, neste momento, ações das estatais Petrobras (PETR4) e do Banco do Brasil (BBAS3).

"Ambas as ações tiveram um desempenho muito bom e ainda estão super baratas, mas, no final das contas, o resultado da eleição pode impactá-las no curto prazo. A Sabesp, controlada em nível estadual pelo governo de São Paulo, mantém seu lugar", explicam os especialistas do BTG Pactual sobre a saída de PETR4 e BBAS3 em setembro.

Vale mencionar que o BTG Pactual também retirou as ações da Petrobras (PETR4) da carteira recomendada focada em dividendos, para se proteger das tensões no curto prazo das eleições desse ano.

"A Ambev entra novamente em nossa 10SIM de setembro. Com a atividade econômica surpreendendo positivamente e o desemprego em seu nível mais baixo desde 2015, os volumes de cerveja têm sido muito fortes, e a última rodada de transferências de renda do governo e a Copa do Mundo de novembro devem sustentar esse momentum", destacam.

Além de Ambev (ABEV3), o Itaú (ITUB4) também é a novidade de setembro na carteira, entrando no lugar dos bancos, substituindo o Banco do Brasil.

Segundo os especialistas do BTG, depois do cenário de juros altos terminando e dos novos termos federais do programa de habitação Casa Verde e Amarela (CVA), é interessante adicionar a construtora MRV (MRV3), que opera projetos imobiliários para população de baixa renda.

Por fim, houve ainda uma mudança de companhias do mesmo setor. Para setembro, o BTG Pactual resolveu substituir Renner e Localiza por Arezzo (ARZZ3) e Rumo (RAIL3).

Dessa maneira, em resumo, foram retiradas da carteira de ações em setembro: Petrobras (PETR4), Banco do Brasil (BBSA3), Localiza (RENT3), Lojas Renner (LREN3) e Minerva Foods (BEEF3).

As 10 ações recomendadas pelo BTG Pactual em setembro

Além de Ambev (ABEV3), Itaú Unibanco (ITUB4), MRV (MRVE3), Rumo (RAIL3) e Arezzo (ARZZ3), a carteira de ações do BTG Pactual é composta em setembro por mais cinco empresas da B3, veja abaixo quais são:

Empresa Setor Ação na B3 Peso na carteira - %
Ambev Alimentos e bebidas ABEV3 10
Itaú Unibanco Bancos ITUB4 15
MRV Imobiliário MRVE3 5
Rumo Infraestrutura RAIL3 10
Arezzo Varejo ARZZ3 10
Weg Bens de capital WEGE3 10
Eletrobras Serviços Básicos (Energia) ELET3 10
Sabesp Serviços Básicos (Saneamento) SBSP3 10
Vibra Petróleo & Gás VBBR3 10
Totvs Tecnologia TOTS3 10
Fonte: BTG Pactual

- Veja na íntegra a carteira recomendada de ações do BTG Pactual

Desepenho histórico da carteira TOP10 do BTG Pactual

Em Agosto, a carteira recomendada de ações teve um resultado positivo de 9,9%, acima da performance positiva do Ibovespa e do IBRX-50 (índice das 50 ações mais negociadas na B3), de 6,2% e 6,3% respectivamente.

Destaques para altas de 19,8% da Minerva (BEEF3) e de 19,5% da Petrobras (PETR4) no mês. Todas as demais ações tiveram desempenho positivo na B3, segundo os registros divulgados pelo BTG Pactual.

Desde outubro de 2009, quando o head global de análise e estratégia, Carlos Sequeira, assumiu o gerenciamento da Carteira, a rentabilidade acumulada é de 314,4%, ante 78,0% do Ibovespa e 111,6% do IBX-50.